Festival de Música Antiga: uma viagem no tempo com música para todos

28.06.2022

Fotografia do concerto na Igreja Matriz de Freiria em que se veem os três músicos a cantar e tocar.

O Festival de Música Antiga esteve de regresso às igrejas do concelho de Torres Vedras, com a sua quarta edição a decorrer entre os dias 4 e 26 de junho. Os quatro concertos contaram com cerca de 500 espectadores e apresentaram repertórios do século XVI ao século XVIII de várias tradições europeias.

A programação teve início com uma atividade dirigida às famílias. Foi na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino que cerca de 30 participantes puderam conhecer vários instrumentos antigos. A sessão foi dinamizada por José Rui Fernandes e Patrícia Lopes, que apresentaram música, dança e curiosidades dos períodos renascentista e barroco.

Contágio Barroco foi o primeiro concerto do festival e teve lugar na Igreja Matriz da Carvoeira, onde Filipa Oliveira (na flauta de bisel) e João Paulo Janeiro (no cravo) interpretaram um programa dedicado a Johann Ernst Galliard e Johann Sebastian Bach.

Alunos e professores do Conservatório de Música da Física protagonizaram Poemas e Word Painting na Música Renascentista na Igreja do Centro de Apoio Social (CAS) de Runa. O programa contemplou obras de contexto profano de alguns dos autores mais importantes dos séculos XVI e XVII, numa oportunidade para visitar a igreja que integra o Palácio Princesa Maria Francisca Benedita.

Na Igreja Matriz de Freiria, o Unda Maris Trio apresentou Prima prattica na Música para Canto e Cravo / Concerto pela Paz, que foi também transmitido em meio digital. João Sebastião (tenor), Bárbara Duarte (no violoncelo) e Daniel Oliveira (no cravo) apresentaram a evolução do estilo barroco ao longo dos séculos.

O Festival de Música Antiga terminou com uma homenagem às compositoras que se destacaram, precisamente, no Barroco. Chamaram-lhe Mulher... A música no feminino reuniu Helena Raposo (no alaúde), Ana Castanhito (na harpa medieval) e Patrycja Gabrel (soprano). Este derradeiro concerto, que teve a Igreja de Nossa Senhora da Graça como cenário, distinguiu-se pela estreia de dois instrumentos neste festival: a harpa e a guitarra barrocas.

O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com as juntas de freguesia e as paróquias dos locais onde se realizaram os concertos.

Última atualização: 28.06.2022 - 09:47 horas