Exposição dá a conhecer obras da artista vencedora da bolsa de criação municipal

07.02.2024

A exposição Mergulho Cego, da autoria de Maria Fradinho, foi inaugurada no dia 2 de fevereiro, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras. Esta mostra ocorre no âmbito da terceira edição da bolsa de criação “Território – Comunidade – Sustentabilidade”, atribuída pela Câmara Municipal de Torres Vedras à artista, que é finalista do mestrado em Artes Plásticas da ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha).

Com curadoria de Ana Anacleto, a exposição, patente até 6 de abril, apresenta uma seleção de obras que sintetizam um conjunto alargado de experiências plásticas desenvolvidas pela artista durante a sua residência na RAMA – Residências Artísticas. Com uma prática amplamente experimental, e desdobrada pelas várias tipologias disciplinares que constituem hoje o universo das artes visuais, Maria Fradinho tem vindo a desenvolver a sua investigação em torno do corpo e do gesto enquanto mecanismos de intermediação e relação expressiva com o mundo, numa permanente negociação com o tempo e com o espaço.

Na inauguração estiveram presentes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, o coordenador de projetos e tutorias da RAMA, Paulo Brighenti, o diretor da ESAD, João dos Santos, a curadora da expsoição, Ana Anacleto, e a artista Maria Fradinho.

A bolsa de criação “Território - Comunidade - Sustentabilidade” resulta de uma parceria que envolve a Câmara Municipal, a RAMA e a ESAD, sendo que o artista beneficiário fica incumbido de desenvolver trabalho durante três meses em residência na RAMA, contando, para a produção da sua investigação e produção de obras, com apoio financeiro e com acompanhamento de mentoria artística e usufruindo do contacto com profissionais da área das Artes.

A referida bolsa de criação é, também, uma mais-valia pelas permutas e relações que se estabelecem com os habitantes da zona do Concelho onde está instalada a RAMA (aldeias de Maceira e Alfeiria que se situam nos territórios, respetivamente, da União das Freguesias de Dois Portos e Runa e da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões) e pelas componentes que envolve relativas à sensibilização para a sustentabilidade e à promoção do Concelho.

Publicado: 07.02.2024 - 15:56 horas