Evento intercultural “Somos Cidadãos do Mundo” realizou-se em A dos Cunhados

01.06.2023

Imagem da exibição de trajes tradicionais

No âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM), realizou-se, no passado dia 27 de maio, em A dos Cunhados, o evento “Somos Cidadãos do Mundo”.

Promovido pelo Município e dinamizado pela Associação de Solidariedade e Promoção de A dos Cunhados (ASPA), em parceria com a Comissão Social Interfreguesias do Litoral, e com o apoio da Associação de Socorros de A dos Cunhados e da Associação Welcome All, “Somos Cidadãos do Mundo” teve como objetivos principais fomentar a integração das comunidades migrantes do Concelho e o respeito pelas várias culturas, mediante o convívio e a partilha. De referir, a este propósito, que participaram no evento cerca de 150 pessoas, de variadas nacionalidades (portuguesa, britânica, australiana, indonésia, ucraniana, moldava, romena, nepalesa, indiana, brasileira e mexicana).

O mesmo teve início no período da manhã, no espaço da ASPA, com a realização de um desfile das diferentes comunidades presentes, em que foram exibidos os respetivos trajes tradicionais. De seguida, decorreu uma visita pelas bancas culturais de cada país representado - sob o tema “Volta ao Mundo” -, o que incluiu a observação de tradições e costumes de cada um e a degustação de gastronomia típica. Em simultâneo, e também no período da manhã, dinamizaram-se várias atividades de entretenimento, como uma aula de zumba (no recinto da ASPA), um torneio de futebol e uma aula de yoga (no Parque Verde do Alcabrichel).

O encontro prosseguiu no período da tarde na Associação de Socorros de A dos Cunhados, onde teve lugar um almoço de convívio intercultural, seguido de vários momentos musicais e de dança, sendo de destacar a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste”, bem como as apresentações levadas a cabo pelas comunidades nepalesa e moldava do Concelho (a desta última comunidade com a participação do músico Ion Cuciuc).

O encerramento do “Somos Cidadãos do Mundo” ficou a cargo da vice-presidente da ASPA, Sarah Bernardes, do presidente da Comissão Social Interfreguesias do Litoral, Nuno Cosme, e da vereadora da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

De referir ainda que as ações do PMIM são financiadas em 75% pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração) e em 25% pelo Município.

Última atualização: 05.06.2023 - 10:41 horas