Espaço de jogo e recreio da Escola Básica Gaspar Campello vai ser requalificado

14.06.2021

No dia 7 de junho realizou-se uma primeira reunião entre a equipa da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e a comunidade educativa da Escola Básica Gaspar Campello, com vista a dar início ao projeto de requalificação do espaço exterior de jogo e recreio desta escola. Este é o segundo projeto participativo de requalificação de um espaço exterior de jogo e recreio de uma escola a acontecer no Concelho, tendo o primeiro sido desenvolvido na Escola Básica Padre Francisco Soares.

Neste encontro estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre elas, representantes dos encarregados de educação, assistentes operacionais e docentes (da educação pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico e das atividades de enriquecimento curricular) daquele estabelecimento de ensino, bem como representantes da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, da Direção do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias e do Município. Nesta reunião, para além da apresentação das fases, da metodologia e dos objetivos do referido projeto, promoveu-se a capacitação aos docentes para a realização de um processo de mapeamento sobre as suas perceções do uso do recreio por parte das crianças, bem como para a realização de um processo de consulta às mesmas sobre o uso dos diferentes espaços do recreio escolar. Este encontro aconteceu numa fase posterior à aplicação de um questionário online aos docentes, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação dos alunos da referida escola sobre a sua perceção do uso do espaço exterior enquanto espaço de jogo e de aprendizagem.

Prevê-se, nas próximas semanas, dar seguimento a estes processos, bem como à observação naturalista do comportamento lúdico das crianças no recreio da Escola Básica Gaspar Campello por parte da equipa da FMH.

Após esta fase, e após o tratamento, análise e compilação dos dados recolhidos, dar-se-á lugar à elaboração de uma síntese final (memória descritiva) do processo participativo, a qual servirá de base para o design do novo espaço de jogo e recreio do referido estabelecimento de ensino.

Publicado: 14.06.2021 - 19:42 horas