Torres Vedras

Escultura de Nuno Vasa “Lollipop” celebra o setor vitivinícola do Concelho

08.07.2025

No dia 6 de julho foi feita a apresentação da escultura Lollipop na Associação da Comissão de Festas de Montengrão, na Freguesia de Ventosa. A obra, de autoria de Nuno Vasa, encontra-se na rotunda de Montengrão, na Estrada Municipal 505, perto da AdegaMãe e da Quinta da Almiara. A localização desta instalação artística foi escolhida pela proximidade a estes produtores de vinho e também à Adega Cooperativa de S. Mamede, que é dos maiores produtores de vinho do Concelho.

Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia de Ventosa, Luís Baptista, referiu que esta obra é uma homenagem a todos os viticultores da Freguesia e do Concelho, que dedicaram as suas vidas ao cultivo da vinha e à produção do vinho.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, referiu que a escultura celebra também o território, onde são produzidos vinhos de grande qualidade. Esclareceu ainda que a obra tinha sido pensada em 2018, quando Torres Vedras foi, a par com Alenquer, Cidade Europeia do Vinho, uma distinção marcante para o setor vitivinícola do Concelho e para o turismo. “Hoje, a visão que tem o enoturismo de Torres Vedras é completamente diferente do que era. Temos mais entidades e empresas, que para além da produção vitivinícola, se dedicam ao enoturismo e têm um gosto muito grande em mostrar o que fazem.”

Nuno Vasa fez a apresentação da obra, referindo que tem 7 metros de altura e é composta por uma estrutura em metal onde estão partes de cortiça negra, representativas dos bagos de uva.

 

 

 

Publicado: 08.07.2025 - 09:28 horas
voltar ao topo ↑