Torres Vedras

Época balnear teve início no concelho de Torres Vedras

18.06.2025

Na manhã de 14 de junho realizou-se na Praia do Navio, em Santa Cruz, a cerimónia de abertura da época balnear de 2025.

A cerimónia teve início com o hastear das bandeiras relativas ao conjunto de galardões balneares daquela praia. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recordou que o Concelho conta, esta época balnear, com 11 praias Bandeira Azul, 13 praias Qualidade de Ouro, 11 praias Zero Poluição e, ainda, 9 praias acessíveis. A presidente referiu que estes galardões são resultado do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos, em estreita colaboração com os concessionários de praia.

A segurança balnear foi outros dos aspetos destacados pela autarca, que explicou que este ano está em vigor o Plano Integrado de Salvamento, entre as praias de Santa Helena e do Navio, promovendo uma gestão integrada do trabalho dos nadadores-salvadores afetos às diferentes praias. Este plano contempla uma moto 4 com meios de salvamento e um desfibrilhador automático externo, que irá ser conduzida por um nadador-salvador coordenador, e comunicações de rádio entre todos os nadadores-salvadores daquelas praias.

O projeto “Praia Segura”, que visa garantir a assistência e socorro nas praias do Concelho através de um veículo com meios de salvamento e um desfibrilhador automático externo, tripulado por dois nadadores-salvadores, também se mantém em funcionamento durante a época balnear. Pela primeira vez, este projeto começou a ser implementado durante o período das férias escolares da Páscoa. O “Praia Segura” conta com o apoio de um conjunto de restaurantes locais e concessionários de praia, dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, da Extincêndios e da Paixão Seguros.

No âmbito deste projeto, continua a ser implementada a vigilância aérea da costa, com o apoio da Paravoar - Associação de Parapente.

Durante a época balnear, estão também disponíveis em praias não vigiadas oito postos auxiliares com um painel informativo com contactos de emergência e boia circular com retenida de 36 metros. O sistema para comunicações de emergência SOS Talking também está disponível nas praias Azul Sul, Amoeiras e Vigia.

A época balnear decorre até 14 de setembro e o horário dos serviços das praias será entre as 9h30 e as 19h30. 

A cerimónia de abertura da época balnear contou com a presença dos presidentes das juntas de freguesia de União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme; de São Pedro da Cadeira, António Alves; e de Silveira, Luís Pedro Silva; de vereadores da Câmara Municipal, do Delegado de Saúde, representantes da Guarda Nacional Republicana, da Capitania do Porto de Peniche, da Capitania do Porto de Cascais, da Paravoar - Associação de Parapente e representantes dos concessionários, patrocinadores e entidades parceiras.

Publicado: 18.06.2025 - 09:57 horas
voltar ao topo ↑