Divisão de Recursos Humanos

01.01.2019

1ª fila - Joana Barradas, São Matias, Ana Castro, Carla Vaz, Sofia Marques;  2ª fila - Sandra Santos, Sónia Barreira, Vanessa Plácido,Carina Carvalho;  3ª fila - Fernanda Santos, Ana Ramalho, Helena Alves, Daniela Santos, Dália Miranda;  4ª fila - César S

A gestão dos cerca de 750 trabalhadores da Câmara Municipal de Torres Vedras é da responsabilidade da Divisão de Recursos Humanos – DRH. Nesta edição do Porta Aberta fique a conhecer as competências e a equipa de trabalho deste serviço.

A DRH é dirigida por uma chefe de divisão que coordena e orienta a atividade das três unidades orgânicas que integram a divisão: Secção de Recursos Humanos, Área de Gestão de Recursos Humanos e Área de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho.

Esta divisão tem como principais competências efetuar o atendimento a trabalhadores, o processamento de remunerações e abonos; gerir a medicina no trabalho, as juntas médicas e os acidentes de trabalho; gerir processos relativos aos períodos experimentais, mobilidades, comissões de serviço, recrutamento e pedidos de aposentação e sobrevivência; articular com o Instituto do Emprego e Formação Profissional medidas de apoio à contratação; gerir a avaliação do desempenho e a assiduidade dos trabalhadores; coordenar o funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho; coordenar o acolhimento dos trabalhadores e os estágios; assegurar a gestão do mapa de pessoal; efetuar avaliações de risco e tratar do fardamento do pessoal; dinamizar protocolos com entidades externas para obtenção de benefícios para os trabalhadores; realizar estudos para maior eficiência na gestão interna e reorganização dos serviços municipais; e dinamizar iniciativas para aumentar as competências da equipa de trabalho.

Anualmente a DRH analisa e processa mais de 8 mil documentos, sendo por isso muitas vezes considerada um serviço meramente burocrático. Desde 2015, têm sido implementadas algumas iniciativas internas de afirmação do serviço numa perspetiva mais positiva e simplificada, ilustradas pela adoção informal da sigla RH+ e a promoção dos valores escolhidos pela equipa de trabalho: atitude, inovação, rigor, acolhimento, simpatia, entusiasmo, disponibilidade e clareza.

Esta unidade orgânica é uma das sete divisões do Município que está certificada pela Associação Portuguesa de Certificação - APCER segundo a NP EN ISO 9001:2015, o que constitui um reconhecimento do trabalho desenvolvido para a efetiva melhoria do desempenho dos serviços prestados. Em termos estratégicos, a DRH está empenhada em contribuir para uma mudança de paradigma na gestão de pessoas, na qual a Câmara Municipal de Torres Vedras se afirma como uma entidade empregadora que promove e implementa medidas de valorização dos trabalhadores e boas condições de trabalho ao nível do bem-estar e qualidade de vida no trabalho, cumprindo a forte moldura legal que envolve a gestão de pessoas na Administração Pública.

Legenda da fotografia (da esquerda para a direita):

1ª fila - Joana Barradas, São Matias, Ana Castro, Carla Vaz, Sofia Marques;

2ª fila - Sandra Santos, Sónia Barreira, Vanessa Plácido,Carina Carvalho;

4ª fila - César Santos, Joana Franco, Teresa Patrocínio, Isabel Correia.

Câmara Municipal de Torres Vedras

Divisão de Recursos Humanos