Contacto com aves selvagens mortas ou doentes em ambiente natural deve ser evitado
25.07.2025

Tendo em conta o facto de se terem detetado recentemente focos de gripe aviária nos concelhos vizinhos de Peniche e Caldas da Rainha, recomenda-se à população que não manipule aves selvagens mortas ou doentes em ambiente natural no Concelho, sendo que o contacto com essas aves deve ser sempre efetuado por pessoal com equipamento de proteção individual apropriado.
Solicita-se que sempre que seja identificada no território concelhio uma ave selvagem morta ou doente em ambiente natural, essa situação seja reportada à Divisão de Alimentação e Veterinária do Oeste (261 336 030 / secretariado.davo@dgav.pt) ou ao serviço veterinário municipal (261 313 885 / croa@cm-tvedras.pt).
De referir que a gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa para as aves de capoeira e outras aves e que pode rapidamente assumir proporções panzoóticas nas populações animais.
Alguns vírus relativos à referida gripe são particularmente patogénicos para as aves e certos subtipos dos mesmos, tanto de alta como de baixa patogenicidade, constituem também risco para a saúde humana. No entanto, para que aconteça a transmissão da gripe das aves a um ser humano, é necessário que haja um contacto muito estreito entre a ave infetada e a pessoa ou entre uma ave infetada e outro animal.
Mais informação pode ser obtida no site da Direção Geral de Alimentação e Veterinária ou contactando o Serviço Municipal de Proteção Civil (261 320 764 / prociv@cm-tvedras.pt).