Construção da nova Unidade de Saúde do Ramalhal teve início

07.07.2023

Imagem do ato de lançamento da primeira pedra pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues

A futura Unidade de Saúde do Ramalhal está em construção.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de construção desse espaço realizou-se na tarde do passado dia 4 de julho, tendo na ocasião sido também assinado o auto de consignação da mesma.

Situada entre a Avenida 25 de Abril e a Rua Ponte da Alagoa (num terreno contíguo ao da nova Escola Básica do Ramalhal), a futura unidade de saúde desta localidade pretende ser um equipamento de referência na prestação de cuidados de saúde primários, através de um modelo de cuidados de proximidade e de equipas multidisciplinares, o qual permitirá a diversificação da oferta de cuidados de saúde, adaptando-os às necessidades atuais.

Esse equipamento, projetado para servir cerca de 7 mil utentes dos territórios da Freguesia do Ramalhal, da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça e da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, será constituído por um piso único com uma área total de 670 m2.

A construção da futura Unidade de Saúde do Ramalhal, que é promovida pela Câmara Municipal, representa um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros (comparticipado em cerca de 1,4 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência), e tem um prazo de conclusão de 15 meses.

De referir que a cerimónia de lançamento da primeira pedra dessa futura unidade de saúde teve início com um momento de intervenções, no qual usaram da palavra, primeiramente, o presidente da Junta da Freguesia do Ramalhal, António Espírito Santo, e o presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, que, nos seus discursos, frisaram a importância da obra que iria ser principiada para a comunidade, bem como o facto da mesma criar um espaço que proporcionará ótimas condições de trabalho, acolhimento e atendimento.

Já a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, a fechar o período de intervenções, começou por realçar o facto de com a obra de construção da nova Unidade de Saúde do Ramalhal se estar a dar cumprimento ao artigo 64.º da Constituição e, simultaneamente, a contribuir para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde. Ainda na sua alocução, Laura Rodrigues recordou que a criação da nova Unidade de Saúde do Ramalhal decorre de um protocolo assinado em 2020 entre o Município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o qual estipulou também a construção de novas unidades de saúde em São Pedro da Cadeira e Runa.

A esse propósito, refira-se que a nova Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira está atualmente em construção, prevendo-se a conclusão da obra no final do ano, ao passo que o projeto de arquitetura da futura Unidade de Saúde de Runa foi aprovado na mais recente reunião de Câmara.

De referir, ainda, que o Município adquiriu no final do ano passado um imóvel devoluto em A dos Cunhados, o qual será reabilitado para a construção da Unidade de Saúde de A dos Cunhados e Maceira, sendo que brevemente será lançado o concurso para a elaboração do projeto de arquitetura relativo a esse futuro equipamento.

Última atualização: 10.07.2023 - 11:27 horas