Construção da nova Escola Básica da Silveira teve início

13.06.2023

A freguesia da Silveira irá contar com uma nova escola básica, com capacidade para 362 alunos do ensino pré-escolar ao 1.º ciclo do ensino básico. A cerimónia de lançamento da primeira pedra do futuro estabelecimento de ensino realizou-se hoje, 13 de junho, com a presença de dezenas de alunos.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, partilhou com os alunos presentes a satisfação que é “poder fazer escolas novas, equipamentos novos para que vocês possam aprender ainda melhor do que aprenderam até agora”. Laura Rodrigues deixou, também, um agradecimento aos coordenadores, professores e auxiliares das escolas básicas de Casalinhos de Alfaiata, da Boavista e da Silveira, que apesar das carências dos estabelecimentos, têm “proporcionado o melhor aos seus alunos”.

O presidente da Junta de Freguesia da Silveira, Luís Pedro Silva, referiu que este era um projeto muito aguardado, destacando que os alunos do futuro estabelecimento de ensino “vão ter muito melhores condições e vão ter espaços muito mais agradáveis, onde poderão efetivamente estudar melhor e aprender melhor”.

A cerimónia prosseguiu com a leitura das cartas escritas pelos alunos das escolas básicas de Casalinhos de Alfaiata, da Boavista e da Silveira. Seguiu-se a assinatura do auto de consignação da obra à empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho, S.A, e do auto de notícia. A cerimónia terminou com o lançamento da primeira pedra.

A nova Escola Básica da Silveira será contruída num terreno junto à EN247, sendo o acesso ao recinto escolar realizado por um novo arruamento que ligará a EN247 à Rua das Flores.

O edifício da escola será composto por 12 salas de aula, 2 salas de atividade, gabinetes de trabalho e atendimento, uma biblioteca, um sala polivalente, um refeitório e área de serviço. No âmbito desta empreitada, será também construído um pavilhão desportivo, que estará ao dispor da comunidade em período extra letivo.

A construção deste estabelecimento de ensino representa um investimento de 6.115.140 €. A obra deverá ficar concluída no segundo semestre de 2025.

Publicado: 13.06.2023 - 19:33 horas