Concelho acolheu mais uma Semana da Diabetes

22.11.2019

Imagem da

O Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro) foi mais uma vez assinalado pela Câmara Municipal, em parceria com um conjunto de entidades, com uma semana de atividades dedicadas à respetiva temática.

De salientar dessas atividades as sessões que tiveram lugar no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Uma delas, realizada no dia da efeméride, intitulou-se "Conversa sobre Diabetes", tendo sido moderada pelo presidente da Associação para a Promoção da Saúde do Doente Diabético, Armando Fernandes. Nesta atividade a vereadora da Área do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, aproveitou para explanar a política de Saúde do Município, tendo na ocasião também efetuado apresentações o médico de Medicina Interna e Diabetes do Centro Hospitalar do Oeste, Sérgio Borges (intitulada “Complicações da Diabetes: Apresentação da Doença – Sintomas e Prevenção”), o técnico da Câmara Municipal, Paulo Serra (que abordou o programa “Diabetes em Movimento em Torres Vedras”), o diretor clínico do Hospital Soerad e presidente da Assembleia Geral da referida associação, Francisco Crespo (que abordou a relação entre “Diabetes e AVC”), os enfermeiros do Centro Hospitalar do Oeste e membros da equipa de "Diabetes em Movimento", Ricardo Silva (cuja intervenção se intitulou “O Enfermeiro e o apoio ao Doente Diabético”) e Alexandre Silva (cuja intervenção se intitulou "Cuidados Básicos de Higiene do Doente Diabético – Pé Diabético") e a nutricionista Jéssica Costa (que apresentou uma comunicação denominada "Não comas nada do que a tua avó não reconheceria como comida”).

Dois dias depois, o mesmo local acolheu um encontro que se denominou “Viver a Diabetes na Família”.  Ana Umbelino, a presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Baião, e a enfermeira em funções de chefia da Consulta Externa da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, Rosa Alves, fizeram a sessão de abertura deste encontro que teve como moderador o jornalista António Esteves. A diabetes foi na ocasião abordada sob diversos prismas, por meio de um conjunto de intervenções: “Diabetes – Pandemia do Século” (apresentada pela médica do Serviço de Medicina Interna da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, Fátima Monteiro, e pela médica interna da Especialidade de Medicina Interna também desta unidade hospitalar, Rita Fidélis), “Como fazer a Diferença? – O papel da equipa de enfermagem” (apresentada pela enfermeira da Consulta Externa da Diabetes, também da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, Cláudia Caetano), “É possível viver com a Diabetes, e ter uma vida normal?” (apresentada pelas enfermeiras da Consulta da Diabetes Infantil, igualmente da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste), “E agora? E depois? – Aspetos do ajustamento psicológico” (apresentada pela psicóloga clínica também desta última entidade hospitalar, Maria Manuel Carvalho), e “Mesa de Alimentação: Equivalências – Prática dos Alimentos” (apresentada pela nutricionista, igualmente da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, Teresa Santos, e pela estagiária de Dietética e Nutrição da Universidade do Algarve, Joana Vieira). De referir que no decorrer deste encontro foram apresentados testemunhos por vários doentes diabéticos e respetivos familiares.

Também no âmbito desta Semana da Diabetes teve lugar o 2.º Concurso das Sopas realizado no refeitório da Escola Básica Integrada dos Campelos, para o qual foram convidadas todas as famílias dos alunos dos 5.º ao 9.º ano de escolaridade da mesma. Houve 12 sopas a concurso, tendo a sua qualidade superado as expetativas do respetivo júri.

De referir ainda que igualmente no âmbito da edição deste ano da Semana da Diabetes foi efetuada uma avaliação do risco desta doença por enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Torres Vedras junto de familiares dos alunos também da Escola Básica Integrada dos Campelos; a mesma ação foi levada a cabo no edifício da Câmara Municipal junto de trabalhadores da autarquia; junto de quatro turmas do 3.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, também enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Torres Vedras dinamizaram a ação de sensibilização "Vamos falar sobre Diabetes"; realizou-se uma edição do "Torres Vedras Night Run" sob o lema “Não à Diabetes”; e a fachada da Igreja de Santa Maria do Castelo foi de novo iluminada a azul.

Esta Semana da Diabetes, que decorreu de 11 a 15 de novembro, foi organizada pela Câmara Municipal com a parceria do Agrupamento de Centros de Saúde - Oeste Sul (Centro de Saúde de Torres Vedras), do Centro Hospitalar do Oeste (Unidade de Torres Vedras), através da sua Unidade Funcional Coordenadora da Diabetes, e das farmácias do Concelho.

Com esta Semana da Diabetes pretendeu-se continuar a consciencializar a comunidade para esta doença e divulgar ferramentas para a sua prevenção. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as respetivas ações visaram difundir métodos para melhorar o conhecimento da doença, de forma a compreender a mesma e prevenir as suas complicações.

Recorde-se que o Dia Mundial da Diabetes, celebrado anualmente a 14 de novembro, foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos de diabetes no mundo.

Atualmente cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e cinco milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado.

Última atualização: 25.11.2019 - 11:09 horas