Clube de Robótica da Escola Básica de São Gonçalo encerra atividades com Mini Festival

01.07.2022

Para marcar o término das suas atividades relativas ao presente ano letivo, o Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo, em parceria com a Câmara Municipal, organizou no passado dia 28 de junho, nas instalações da Escola EB 2,3 de São Gonçalo, um Mini Festival de Robótica, destinado a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Participaram nesse evento nove equipas: uma das Atividades de Enriquecimento Curricular de Robótica da Escola Básica de Dois Portos, uma das Atividades de Enriquecimento Curricular de Robótica da Escola Básica de São Domingos de Carmões, quatro do Laboratório de Robótica do Serviço Educativo da Câmara Municipal “Robótica para Todos” (que envolve várias escolas do Concelho) e três do Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo.

Sendo que o "Pensamento Computacional" e a programação integram, a partir do próximo ano letivo, o currículo de Matemática do Ensino Básico, a referida competição teve precisamente como principal objetivo promover e motivar o desenvolvimento de atividades lúdicas que privilegiem o raciocínio e as competências necessárias para os novos desafios que se avizinham relacionados com a implementação daqueles novos conteúdos curriculares, proporcionando, simultaneamente, um momento de partilha, aprendizagem e espírito de equipa.

De referir que a Iniciação à Programação e Robótica é uma Atividade de Enriquecimento Curricular proporcionada a cerca de 600 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, sendo também uma atividade facultada pelo Laboratório de Robótica do Serviço Educativo da Câmara Municipal “Robótica para Todos”, o qual funciona no Torres Vedras LabCenter.

Última atualização: 04.07.2022 - 10:40 horas