Cerimónia na Praia da Foz do Sizandro marcou início da época balnear no Concelho

20.06.2023

Momento do hastear de bandeiras relativas a galardões balneares

A cerimónia de abertura da época balnear no Concelho realizou-se na manhã do passado dia 17 de junho, na Praia da Foz do Sizandro.

Nesse momento foram simbolicamente hasteadas bandeiras relativas a um conjunto de galardões balneares, pelo concessionário daquela praia (Carlos Segadães), pelo capitão do porto de Peniche (Simas Silva) e pelos presidentes das juntas de freguesia do litoral do Concelho (Nuno Cosme, Luís Pedro Silva e António José Alves). A qualidade balnear do Concelho, atestável pelos galardões atribuídos a praias desse território, foi, de resto, um aspeto destacado pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, no discurso que proferiu na cerimónia.

A esse propósito, é de recordar que a Bandeira Azul foi recentemente atribuída a 12 praias do Concelho: à de Porto Novo, de Santa Rita-Norte, de Santa Rita-Sul, do Navio, do Mirante, do Pisão, da Física, de Santa Cruz-Centro, de Santa Helena, Formosa, Azul e da Foz do Sizandro. Refira-se que para as praias costeiras exibirem este galardão, símbolo de qualidade, têm de cumprir um conjunto de 33 critérios que se dividem em quatro grupos: informação e educação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e equipamentos; e segurança e serviços.

Já no que concerne à bandeira do projeto “Praia Acessível, Praia para Todos!”, são nove as praias torrienses que durante esta época balnear exibem esse galardão: Praia da Foz do Sizandro, Praia Azul, Praia de Santa Helena, Praia de Santa Cruz-Centro, Praia da Física, Praia do Navio, Praia de Santa Rita-Sul, Praia de Santa Rita-Norte e Praia de Porto Novo. Nestes locais são assim garantidas condições especiais em termos de acessibilidade, nomeadamente a banhistas com dificuldades ao nível da mobilidade, como a existência de cadeira anfíbia, passadeira no areal, sanitários adaptados e estacionamento reservado a indivíduos com mobilidade condicionada.

Referência também para o facto de a 13 praias do Concelho ter sido atribuída a Qualidade de Ouro (Praia Azul, Praia de Santa Cruz-Centro, Praia da Física, Praia Formosa, Praia da Foz do Sizandro, Praia do Mirante, Praia do Navio, Praia do Pisão, Praia de Porto Novo, Praia de Santa Helena, Praia de Santa Rita-Norte, Praia de Santa Rita-Sul e Praia da Vigia), o que é comprovativo da excelência das águas balneares desses locais.

Ainda no que respeita a galardões balneares, refira-se que continua a ser atribuída ao Concelho a distinção “Quality Coast”, a qual comprova que este território, enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente.

A segurança na costa do Concelho é outra das dimensões do trabalho que a Câmara Municipal desenvolve relacionado com a época balnear, o qual é levado a cabo em parceria com um conjunto de entidades, nomeadamente concessionários de praia, juntas de freguesia do litoral do Concelho e capitania do Porto de Peniche. Refira-se quatro valências por meio das quais é garantida a segurança balnear no litoral torriense durante a época balnear: a presença de nadadores-salvadores em 12 praias; o projeto “Alerta Parapente” (que consiste numa vigilância efetuada por via aérea), o qual está a cargo da associação Paravoar; o sistema “SOS Talking” (um sistema de comunicação de emergência implementado em três zonas balneares não vigiadas, mais concretamente na Praia das Amoeiras, na Praia da Vigia e na zona sul da Praia Azul); e o projeto “Praia Segura” (que consiste num patrulhamento efetuado por dois nadadores-salvadores numa viatura devidamente apetrechada), o qual conta com os apoios de restaurantes da costa do Concelho, da Extincêndios, da Kontraproduções, do Grupo Astara, do Grupo Paulo Duarte, da Paixão Seguros e da Fidelidade.

A cerimónia de abertura da época balnear no Concelho chegou ao seu término com a inauguração do 13.º percurso pedestre criado pela Câmara Municipal, o Percurso Pedestre da Rota da Reserva Foz Azul, que tem início na Praia da Foz do Sizandro e termina no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, na Assenta.

Refira-se também dessa cerimónia o anúncio efetuado no decorrer da mesma pela presidente da Câmara Municipal relativamente a obras de requalificação que serão executadas num futuro próximo na Praia da Foz do Sizandro.

De referir ainda que a época balnear termina este ano no Concelho no dia 17 de setembro.

Última atualização: 21.06.2023 - 11:17 horas