Câmara Municipal proporcionou cursos de Português como Língua de Acolhimento

06.02.2024

Imagem de cerimónia de entrega de diplomas

Três cursos de Português como Língua de Acolhimento foram realizados no Concelho recentemente (entre os passados meses de setembro e dezembro), na sequência de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Realizados no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes e do projeto “SOS Afeganistão e Ucrânia”, esses cursos contaram com 58 participantes (entre cidadãos oriundos do Nepal, do Bangladesh e da Geórgia e beneficiários de proteção temporária oriundos do Afeganistão e da Ucrânia). A maioria dos formandos tinha entre os 22 e os 55 anos, sendo que, dos 58 formandos, 34 eram do sexo masculino e 24 do sexo feminino.

De referir que os cursos decorreram de forma descentralizada pelo Concelho (nos territórios da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, da Freguesia do Ramalhal e da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça), tendo, no âmbito dos mesmos, sido ministrado um total de 575 horas de formação. A formação lecionada correspondeu aos níveis A1 e A2.

Mitigar as barreiras linguísticas, facilitando a comunicação de cidadãos migrantes residentes no Concelho e contribuindo desta forma para uma melhor integração social e profissional dos mesmos foi o principal objetivo que presidiu à realização dos referidos cursos, os quais foram financiados em 75% pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração) e em 25% pelo Município.

Nos dias 22, 23 e 29 de janeiro foram entregues aos formandos os respetivos certificados de participação, em atos que contaram com a presença da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

Última atualização: 07.02.2024 - 11:15 horas