Câmara Municipal organizou de novo programa de ações dedicado à temática da diabetes

24.11.2023

Imagem de ação de rastreio realizada no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal

A Câmara Municipal assinalou, de novo, em 2023, o Dia Mundial da Diabetes, com um programa de ações, as quais tiveram lugar durante o período de 13 a 18 de novembro.

Dessas ações, que contaram com o envolvimento de um conjunto de entidades públicas e privadas, refira-se, em primeiro lugar, as de rastreio, sensibilização e avaliação, nomeadamente: a ação de avaliação do risco da diabetes dinamizada pela Clinica CUF Torres Vedras nos espaços do projeto “Clube Sénior” situados em Almagra e em A dos Cunhados (nos dias 14 e 15 de novembro); a ação de rastreio da diabetes e sensibilização para a “consulta do pé diabético” dinamizada pela Unidade Integrada de Diabetes de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste na entrada do hospital de Torres Vedras (também nos dias 14 e 15 de novembro); a ação de rastreio da diabetes dinamizada pela Diaverum Torres Vedras na sede da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (igualmente nos dias 14 e 15 de novembro); a ação de rastreio e sensibilização para a diabetes dinamizada pela referida unidade do Centro Hospitalar do Oeste no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal e no Arena Shopping (no dia 17 de novembro); e a ação de rastreio e aconselhamento médico dinamizada pela Clinica CUF Torres Vedras no Mercado Municipal (no dia 18 de novembro). De referir que neste conjunto de ações contabilizou-se um total de 295 participações.

Também do recente programa de ações organizado pela Câmara Municipal relativo ao Dia Mundial da Diabetes fizeram parte: uma edição especial do Torres Vedras Night Run, que contou com 115 participações (no dia 15 de novembro); um concurso de sopas realizado na Escola Básica dos Campelos, em que participaram 6 famílias (no dia 16 de novembro); uma aula aberta no âmbito do programa de desporto sénior da Câmara Municipal realizada no Mercado Municipal, em que participaram 25 pessoas (no dia 18 de novembro); e a iluminação a azul da fachada da Igreja de Santa Maria do Castelo.

Com este conjunto de ações pretendeu-se, de uma forma geral, consciencializar a comunidade para a diabetes e divulgar ferramentas para a sua prevenção. Especificamente para as pessoas que sofrem de diabetes, visou-se difundir métodos para melhorarem o conhecimento da doença, de forma a compreenderem a mesma e prevenirem as suas complicações.

Refira-se que o Dia Mundial da Diabetes, efeméride que se celebra anualmente a 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Internacional Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos de diabetes no mundo. Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado.

Última atualização: 08.02.2024 - 13:33 horas