Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de São Gonçalo organizaram festival de robótica

25.07.2023

Imagem de prova realizada

No término das atividades relativas ao ano letivo 2022/2023, a Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, organizou, no passado dia 19 de junho, o Festival Robótica Para Todos (destinado a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico), nas instalações da Escola Básica 2.3 de São Gonçalo.

Participaram nesse evento 37 equipas: 31 equipas da Atividade de Enriquecimento Curricular “Robótica Para Todos” do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo; três equipas do Laboratório de Robótica do Serviço Educativo da Câmara Municipal “Robótica para Todos” (que envolveram alunos de várias escolas do Concelho); duas equipas do Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo; e uma equipa da Escola Básica do Sobral de Monte Agraço.

Numa altura em que o "Pensamento Computacional" e a programação já integram o currículo de Matemática do ensino básico, o referido festival teve como principal objetivo promover e motivar a realização de atividades lúdicas que privilegiem o desenvolvimento, junto das crianças e jovens participantes no mesmo, do raciocínio e das competências necessárias para fazer face aos desafios que aqueles novos conteúdos curriculares do ensino básico apresentam, proporcionando um momento de partilha, aprendizagem e espírito de equipa.

Recorde-se que a Iniciação à Programação e Robótica é uma atividade proporcionada pelo Serviço Educativo da Câmara Municipal “Robótica para Todos”, a funcionar no Torres Vedras Lab Center, e pelo Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, por meio das atividades de Enriquecimento Curricular para os 3.º e 4.º anos de escolaridade.

De referir ainda que o Festival Robótica Para Todos contou com o patrocínio da Botnroll, uma loja de robótica com produtos educacionais e para makers.

Última atualização: 27.07.2023 - 11:25 horas