Busto do padre Manuel Sacramento

21.11.2019

Este busto, que se encontra na praça central de Matacães, resulta de uma homenagem realizada por uma comissão de paroquianos.

De referir que Manuel Sacramento foi pároco de Matacães, Monte Redondo e Runa durante várias décadas. Nasceu a 20 de setembro de 1882 em Matacães, tendo ingressado na Ordem Franciscana em 1897 e sido ordenado presbítero no Varatojo em 24 de janeiro de 1909. Viria a sair daquela ordem religiosa em 1917, depois de transitar para a paróquia de Matacães com o advento da República. Mais tarde passa a paroquiar também Monte Redondo e Runa (esta última paróquia até 1953). Faleceria no dia 1 de junho de 1964 na sua terra natal.

Segundo se pode ler no jornal A Voz sobre o padre Manuel Sacramento em 1959: “Alma de apóstolo votado à glória de Deus, toda a sua vida tem sido de um labor intenso, quantas vezes superior às suas forças. Dotado de invulgares qualidades e grande modéstia, procurou sempre fugir às honras; a sua humildade e a nobreza do seu carácter tornaram-no um sacerdote exemplar, querido e admirado por todos”.

O atual cardeal-patriarca de Lisboa, quando cónego, Manuel Clemente, escreveu também sobre Manuel Sacramento, no jornal Badaladas, em 1993: “Pela longa duração do seu ministério, o Padre Manuel do Sacramento atravessou várias fases do catolicismo português e torreense, dando-lhes seguimento e esperança. É essa a natureza da fidelidade. Sigamo-la”.

De referir que numeroso povo assistiu ao descerramento do busto de Manuel Sacramento, o que foi antecedido da celebração de uma missa, tendo se seguido a inauguração das instalações da Junta da Freguesia de Matacães.

Ainda segundo o jornal Badaladas: “Todos os actos tiveram a presença do Presidente da Câmara, Vereadores, autarcas locais e Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho”.

Refira-se ainda que na quinta-feira anterior tivera lugar uma conferência sobre o homenageado, proferida por Manuel Clemente.

• Autoria: Armindo Viseu
  • Data de inauguração: 21 de novembro de 1993