Busto do padre José Pedro Ferreira
21.10.2019
Na alameda situada junto ao convento do Varatojo existe um busto de homenagem ao reverendo padre José Pedro Ferreira.
Nascido no Varatojo a 16 de agosto de 1879, viria a falecer na sua terra natal no dia 5 de agosto de 1946, tendo entrado na Ordem de S. Francisco em 3 de outubro de 1894. Ordenou-se sacerdote em 29 de setembro de 1904.
Segundo é referido no jornal Badaladas: “Depois de formado em Teologia, em Roma, iniciou uma actividade apostólica magnífica, não só por todo o país mas também no estrangeiro, sobretudo América do Norte. Foi certamente um dos oradores mais populares da sua geração. São conhecidos os seus ditos cheios de espírito e os seus feitos cheios de audácia, sobretudo nos agitados tempos do alvorecer da República (…) Ao amor da causa de Deus e da sua Ordem juntava um grande amor à sua terra de origem. Foi dum bairrismo acendrado”.
Ainda segundo aquele jornal, numeroso povo assistiu à inauguração do busto, a qual foi antecedida de uma missa no convento, uma romagem à campa do homenageado, uma missa pontificial e uma procissão. Usaram na ocasião da palavra o então presidente da Câmara Municipal, Rogério Figueirôa Rego, Artur da Silva Lino, Maria Lucília Santos, o pároco da freguesia, Mário Branco, e ainda o franciscano Félix Lopes.
De referir que o projeto do espaço que enquadra este busto é da autoria de Miguel Jacobetty, que é, também, recorde-se, o autor do projeto do Jardim da Graça.
Autoria: Pereira Meireles
Data de inauguração: 4 de outubro de 1954
Localização: Alameda Pe. Dr. José Pedro Ferreira, Varatojo