Bandeira Verde do Projecto “ECO XXI” atribuída a Torres Vedras

29.03.2007

Torres Vedras foi um dos 20 Municípios do país que recebeu a Bandeira Verde, símbolo do “ECO XXI”, e um dos 10 que obteve melhor classificação neste Projecto. Recorde-se que este galardão pretende contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável ao nível das autarquias, bem como reconhecer o esforço levado a cabo na concretização de medidas pró-ambientais, com principal ênfase na Educação Ambiental.
Na avaliação das candidaturas ao “ECO XXI” foram levados em linha de conta, este ano, 21 indicadores, sendo 4 destes obrigatórios: Promoção da Educação Ambiental por iniciativa do Município, Implementação dos Programas “Eco-Escolas” e “Jovens Repórteres para o Ambiente”, Qualidade da Água para Consumo Humano e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos.

Fizeram parte da Comissão Nacional do “ECO XXI” um vasto conjunto de entidades, como a Agência para a Energia, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, o Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, diversas Direcções Gerais e Regionais, Institutos, Universidades, o Ministério da Educação e a Sociedade Ponto Verde.

Depois de no Ano 0 deste Projecto ter sido um dos Municípios que recebeu o respectivo Diploma (comprovativo do cumprimento dos objectivos do mesmo), Torres Vedras obteve a Bandeira Verde do “ECO XXI” na primeira vez em que esta foi atribuída, o que representa o reconhecimento do trabalho da Câmara Municipal em prol do desenvolvimento sustentável.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas