Banda da Força Aérea e vozes femininas torrienses avivaram espírito carnavalesco

02.02.2024

No âmbito do “Décadas”, um ciclo de atividades integrado no programa comemorativo do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, e mais concretamente por alusão ao século XXI, realizou-se, na noite do passado dia 27 de janeiro, no Pavilhão Multiusos, um concerto da Banda de Música da Força Aérea, o qual contou com a participação de um conjunto de vozes femininas torrienses (mais concretamente Ângela Anacleto, trio Sulladuf e Susana Félix).

Uma atividade que, segundo palavras proferidas pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, no início da mesma, deu, no quadro do referido programa comemorativo, “destaque à música, uma arte que valoriza a nossa identidade individual e coletiva” - até por Torres Vedras ser “uma terra de músicos extraordinários” - e que tem o poder “de nos transportar para outros lugares, e também de nos juntar em comunidade”.

De realçar, do concerto “Décadas: Século XXI - Lá vamos nós outra vez”, a estreia de uma obra musical encomendada ao compositor Carlos Marques para comemorar o Centenário do Carnaval de Torres Vedras. Foi a terceira obra interpretada no concerto pela Banda de Música da Força Aérea (que foi dirigida pelo maestro Rui Silva), depois de a mesma ter começado por interpretar In a Cause Called Glorious (de Stephen Melillo) e Extreme Beethoven (de Johan de Meij). Já com o acompanhamento da voz de Ângela Anacleto, aquele agrupamento musical interpretou Banda (de Chico Buarque, com arranjo de Rui Silva), Pica do 7 (de António Zambujo, com arranjo de Pedro Carimbo) e um medley baseado em músicas de Ivete Sangalo (com arranjo de Pedro Pires). Seguiu-se a vez de subir ao palco o trio vocal Sulladuf (constituído por Joana Margaça, Micaela e Daniela Carimbo), que, com a Banda de Música da Força Aérea, interpretou Casinhas (da autoria desse trio, com arranjo de João Gaspar), Vai e Vem (também da autoria das Sulladuf e igualmente com arranjo de João Gaspar) e Baile de Máscaras (do grupo Bala Desejo, com arranjo de Pedro Pires). Susana Félix foi a última voz feminina torriense a subir ao palco, tendo na ocasião, com a Banda de Música da Força Aérea, interpretado três temas de sua autoria (com arranjos de Lino Guerreiro): (Bem) na minha mão, Mais Olhos que Barriga e Samba da Matrafona. O concerto teve de seguida o seu momento alto, quando este último tema foi interpretado de novo, com o acompanhamento vocal, não apenas de Susana Félix, mas também de Ângela Anacleto, do trio Sulladuf e do próprio público, que se levantara das cadeiras para cantar e dançar aquela que é já uma canção-bandeira do Carnaval de Torres Vedras. A encerrar o concerto, a Banda de Música da Força Aérea interpretou ainda o seu hino. Refira-se, também, relativamente ao concerto “Décadas: Século XXI - Lá vamos nós outra vez”, que o mesmo foi complementado por uma animação multimédia, de autoria de Ruben Santos e David Negrão, que teve por base elementos da coleção documental do Centro de Artes e Criatividade.

Este concerto foi a penúltima atividade do ciclo “Décadas”, um programa de acontecimentos multidisciplinares, que têm revisitado uma ou duas das dez décadas do Centenário do Carnaval de Torres Vedras. Uma iniciativa que implica uma aproximação às memórias, aos arquivos, aos tempos e viveres de quem legou esse centenário. A última atividade do ciclo “Décadas” acontecerá no decorrer do Corso Trapalhão e denomina-se FITA COLA

Última atualização: 06.02.2024 - 11:11 horas