Balanço do projeto “+ Acesso para Todos” no Concelho é bastante positivo

22.05.2023

Imagem de intervenção de Joana Grogeira

O Concelho é um dos 15 territórios do país onde a Associação Salvador tem estado a desenvolver, desde o ano passado, o projeto “+ Acesso para Todos - Por comunidades mais inclusivas”, o que tem acontecido com a parceria do Município.

O balanço final e a apresentação dos principais resultados relativos ao desenvolvimento deste projeto no Concelho aconteceram numa sessão realizada no passado dia 18 de maio, no Centro de Artes e Criatividade.

Nesse momento, Joana Gorgueira (da Associação Salvador) revelou que o “+ Acesso para Todos - Por comunidades mais inclusivas”, um projeto que visa educar e sensibilizar para a Inclusão no domínio das acessibilidades, impactou 603 pessoas no Concelho, em 63 ações desenvolvidas. Dessas ações saliente-se as 19 de sensibilização realizadas junto da comunidade escolar das escolas Madeira Torres, Henriques Nogueira e São Gonçalo e do Externato de Penafirme, que consistiram em palestras e peddypapers, e as 14 designadas de “Ponha-se no nosso lugar!”, que permitiram aos participantes realizar um périplo pelo espaço público, experimentando as dificuldades de acessibilidade em cadeira de rodas.

Na intervenção que proferiu no início da sessão, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, por seu lado, relevou a importância do contacto com entidades como a Associação Salvador para que o trabalho de melhoria de acessibilidades no espaço público seja levado a cabo de forma mais eficaz. Laura Rodrigues aproveitou ainda para recordar, na sua alocução, o trabalho que foi efetuado recentemente em Torres Vedras relacionado com a melhoria das acessibilidades na perspetiva da Inclusão, nomeadamente na Praça 25 de Abril e na zona da Várzea.

O “+ Acesso para Todos - Por Comunidades Mais Inclusivas” é apoiado pela Portugal Inovação Social, que garantiu para o mesmo financiamento da União Europeia, nomeadamente pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), no âmbito do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu. Na sessão de balanço final relativo ao desenvolvimento do projeto no Concelho, em representação da Portugal Inovação Social, esteve presente Alexandra Neves, que anunciou que esta entidade pretende dar continuidade ao “+ Acesso para Todos - Por Comunidades Mais Inclusivas”, mediante candidatura ao Portugal 2030.

A terminar a sessão teve lugar uma conversa partilhada sobre a temática das acessibilidades, a qual se baseou em intervenções de elementos da Associação Salvador, do Município e da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas).

De referir ainda que no âmbito do “+ Acesso para Todos - Por comunidades mais inclusivas” continuam a ser desenvolvidas ações, nomeadamente a execução de um Manual de Boas Práticas de Acessibilidade e a atribuição do Selo de Acessibilidade a espaços públicos. Este facto foi referido também por Joana Gorgueira, que revelou que o trabalho que a Associação Salvador tem vindo a realizar com o Município prosseguirá no futuro.

Última atualização: 24.05.2023 - 10:49 horas