Atribuída a primeira Bolsa de Criação Artística no âmbito do projeto "RAMA"

02.06.2021

A primeira Bolsa de Criação Artística concebida no âmbito do projeto “RAMA | Residências Artísticas” (projeto destinado a artistas, investigadores e curadores nacionais, a funcionar nas aldeias da Maceira e Alfeiria, com o apoio da Câmara Municipal) foi atribuída a Jéssica Gaspar.

Esta primeira Bolsa de Criação Artística, que conta com o apoio financeiro da Câmara Municipal e o apoio do Politécnico de Leiria, destina-se a alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (que em 2020/2021 sejam finalistas da licenciatura ou do mestrado em Artes Plásticas), e tem por objetivo envolver os mesmos com temas relacionados com a sustentabilidade e o conhecimento do território do Concelho, nomeadamente no que diz respeito ao seu património, à sua cultura e à sua comunidade.

O vencedor desta bolsa tem direito a frequentar as Residências Artísticas do projeto "RAMA" durante três meses (de julho a setembro), sendo que o trabalho desenvolvido durante esse período dará origem a uma exposição a realizar no próximo mês de dezembro na Paços – Galeria Municipal.

O projeto a desenvolver por Jéssica Gaspar relaciona-se com a dissertação que a artista está a elaborar, intitulada “Arte para o Simbioceno”, onde aborda a necessidade de valorização do papel do visitante e da experiência sensorial, tendo como base “(…) uma profunda conexão com a natureza, florescendo a partir do trabalho de campo e de interação com a mesma, da observação dos seus ciclos de crescimento e da passagem do tempo sobre as formas orgânicas (…) bem como a reintegração do ser humano no mundo natural (…) explorar as dinâmicas próprias de diversas matérias como os líquenes, fungos, a água, o fogo, o fumo e a luz, trabalhando a par com instrumentos de captação de vídeo e de som de forma a conseguir absorver parte dessa essência orgânica e transportá-la para o interior do espaço de exposição, criando peças mais envolventes e que estimulem diferentes sentidos (…) uma experiência imersiva que combina diferentes media como a imagem, o som e matérias orgânicas".

Perante a qualidade e diversidade das propostas apresentadas à referida Bolsa de Criação Artística foi ainda decidido atribuir, a título excecional, uma menção honrosa no âmbito da mesma. Essa menção honrosa coube a Sofia Castanheira, que se propõe a desenvolver uma investigação que relacione a paleontologia, a história, o tempo, e o “valor do tempo” da natureza, mediante um trabalho em escultura com materiais naturais como o grés, em desenho e fotografia. Essa menção honrosa consiste em usufruir de uma Residência Artística com a duração de um mês (a realizar em agosto), financiada pelo projeto "RAMA", e a participar na exposição coletiva que comemorará o primeiro aniversário do mesmo.

De referir ainda que o júri da primeira Bolsa de Criação Artística concebida no âmbito do projeto “RAMA | Residências Artísticas” foi composto por Catarina Sobreiro (representante da Câmara Municipal), João dos Santos (representante da ESAD.CR), João Silvério e Paulo Brighenti (representantes do "RAMA").

Última atualização: 07.06.2021 - 11:23 horas