Torres Vedras

Atividades sensibilizaram para uma alimentação saudável durante o mês de outubro

07.11.2025

Imagem da atividade “COMO ASSIM: Redução do Desperdício Alimentar

Durante o mês de outubro, alunos de escolas do Concelho, bem como a comunidade em geral, puderam aprender mais sobre a importância de uma alimentação saudável, sustentável e consciente. A iniciativa “Mês da Alimentação”, dinamizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, promoveu várias atividades de sensibilização para o tema.

“Comer Bem, Brincar Melhor” foi este ano o tema da iniciativa, tendo com a escolha do mesmo se pretendido destacar a ligação essencial existente entre uma alimentação saudável e a energia necessária para que as crianças explorem, aprendam e se divirtam ao máximo.

Cerca de 800 participantes foram contabilizados nas diversas atividades realizadas este ano no âmbito do “Mês da Alimentação”, uma iniciativa que acontece anualmente no mês em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

Dessas atividades, saliente-se algumas destinadas à comunidade escolar, como “O Rei manda … Comer Bem e Brincar Melhor”, uma atividade relacionada com o projeto municipal “O Rei manda… Brincar na Cidade”, que envolveu alunos do 1.º ciclo do ensino básico de duas turmas da Escola Básica de Torres Vedras, e com a qual se promoveu momentos de brincadeira livre em espaço público, introduzindo elementos e desafios ligados à temática da alimentação saudável.

“Fruta desidratada...  o que é? E como se faz?” foi, por seu lado, uma atividade realizada em parceria com o serviço educativo “Quero ser Cientista”, em que participaram alunos do 4.º ano de escolaridade de quatro turmas (das escolas básicas da Ventosa, Padre Francisco Soares, do Outeiro da Cabeça e da Póvoa de Penafirme).

Em parceria com os cursos de CesTp de Alimentação Saudável e de Intervenção em Espaços Educativos, do IPL – Instituto Politécnico de Leiria, foi realizada a atividade “As cores mediterrânicas vão à escola”, junto das crianças das duas turmas de ensino pré-escolar da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, que tiveram a oportunidade de explorar cores, sabores e tradições associadas à cultura mediterrânica, promovendo-se a criatividade, a consciência cultural e os hábitos de vida saudáveis.

Por outro lado, em parceria com o Serviço Pedagógico da Água e Resíduos dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) e com a Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), foi realizada a atividade “COMO ASSIM: Redução do Desperdício Alimentar”, em que alunos do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria deste estabelecimento de ensino confecionaram alimentos com base num conjunto de receitas com desperdício zero nas escolas básicas da Póvoa de Penafirme, do Maxial, da Ponte de Rol e Padre Vítor Melícias.

Nas escolas básicas de São Pedro da Cadeira, da Póvoa de Penafirme e da Ventosa e no Jardim-Escola João de Deus foi exibido o filme de carácter pedagógico Dimensão S 1, que pretende sensibilizar para os riscos associados ao consumo excessivo de guloseimas e à falta de exercício físico.

Já na Escola Básica do Sarge, junto de uma turma da mesma, decorreu a sessão de contação em torno do livro A Lagartinha muito comilona, uma atividade de sensibilização para a alimentação saudável, a qual foi realizada em parceria com o serviço educativo da Biblioteca Municipal.

Os produtores que fornecem alimentos para as refeições escolares também foram envolvidos no “Mês da Alimentação”, sendo a esse propósito de referir que os alunos das escolas básicas do Maxial e de Torres Vedras receberam a visita de dois produtores da zona Oeste.

Por seu turno, os alunos das escolas básicas do Sobreiro Curvo e do Varatojo participaram numa vista de estudo a uma exploração de agricultura biológica, mais concretamente à Biofrade (situada no concelho da Lourinhã).

De referir, ainda, que, para o público em geral, no âmbito da recente edição da iniciativa “Mês da Alimentação”, teve lugar, no edifício do Centro de Educação Ambiental, uma “Feira de Ciências com Alimentos!”.



Última atualização: 07.11.2025 - 13:35 horas
voltar ao topo ↑