Atenção aos incêndios!

06.07.2006

- Fazer queimadas, fogueiras ou lume de qualquer espécie sem autorização da autarquia;
- Queimar lixos ou sobrantes;
- Lançar foguetes ou outro fogo de artifício que produza a queda de material incandescente, sem autorização;
- Atirar cigarros acesos;
- Fazer lixeiras;
- Usar máquinas sem protecção de faíscas de combustão;
- Deixar matos ou resíduos florestais cortados.

Os agricultores e/ou proprietários de áreas florestais devem, igualmente:
- Limpar a mata, num mínimo de 50m à volta das habitações, armazéns, oficinas e outras instalações, conforme a lei;
- Informarem-se sobre as práticas de silvicultura preventiva e evitar práticas incorrectas (através das organizações de produtores florestais da região).

Aos utilizadores de áreas florestais aconselha-se a levar refeições preparadas e a não acender fogueiras. As fogueiras de sobrantes da actividade agrícola devem ser feitas nos locais próprios e com os seguintes cuidados:
- Molhar bem o local à volta;
- Manter por perto um recipiente com água;
- Vigiá-lo atentamente;
- Apagar muito bem as fogueiras com água e terra;
- Não fazer fogueiras em dias de muito vento;
- Não abandonar lixo nas áreas florestais, incluindo garrafas de vidro.

A floresta é uma fonte de riqueza. Os diversos produtos das áreas florestais constituem uma das maiores fontes de receita para o país, e as actividades a ela associadas dão trabalho a mais de 300 mil pessoas.
Ao proteger as áreas florestais está-se a contribuir para reduzir os custos no combate aos fogos florestais, bem como os prejuízos na reposição de espécies.

Para mais informações está à disposição dos munícipes de Torres Vedras o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal (telf.: 261 310 436 / fax:261 320 752 / e-mail: gtflorestal@cm-tvedras.pt).

consulte ainda a informação disponível neste site em:

Em caso de incêndio é aconselhado:

- Contactar os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras (261 322 122), a GNR (261 314 002) ou o número de emergência (117);
-
No caso de se ficar preso num incêndio, não se deve entrar em pânico. Aconselha-se a identificar uma zona com água na qual se poderá defender de altas temperaturas; cobrir a cabeça e a parte superior do corpo com roupas molhadas; respirar o ar junto ao chão, a fim de evitar a inalação de fumos; procurar um abrigo numa área aberta ou num conjunto de rochas; ficar-se deitado e, se possível, cobrir-se com terra do próprio solo.
Publicado: 22.04.2013 - 18:10 horas