Arquitetura de Torres Vedras alvo de estudo por parte de projeto académico
13.10.2025

De 23 a 25 de setembro, Torres Vedras acolheu uma visita do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de Natal, no Brasil, e do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que decorreu na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Arenes.
Esta visita foi promovida através do acordo de parceria celebrado a 15 de setembro entre o Município de Torres Vedras, a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a execução do projeto académico “Corredores saudáveis para Torres Vedras: Novas Linhas de Torres”, a implementar no âmbito dos 4.º e 5.º anos do mestrado integrado em Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Esteve inserida na atividade “Atelier Caótico”, uma experiência pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que proporciona novas formas de perceção e representação da cidade, complementando a formação tradicional. Este acordo de parceria prevê a elaboração de projetos de arquitetura para a regeneração urbana da área de Arenes e teses de mestrado sobre o mesmo tema, por aqueles alunos, e ainda a apresentação dos resultados dos projetos à comunidade torriense, através da realização de debates e de uma exposição pública.
O percurso da visita teve início na ARU de Arenes, tendo a sessão de apresentação do grupo decorrido nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras, que contou com a presença do arquiteto da Câmara Municipal de Torres Vedras, André Baptista. O grupo esteve ainda reunido na Academia Espaço de Dança / Associação ILÚ, passando posteriormente pelo Centro Histórico e pelo Parque do Choupal.
A visita terminou com a apresentação de um painel síntese com os resultados, realizada pelos alunos daquela Faculdade, tendo marcado presença a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.
É de recordar que em 2018 foi delimitada a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Arenes, que consiste num programa de regeneração urbana integrada dessa zona situada na área nascente de Torres Vedras, o qual visa uma revitalização de caráter urbano, económico e social, tendo sido apresentado o ano passado.