Ao passar a Ponte do Rol

01.03.2013

Vista da Ponte do Rol

A vinha emoldura os lugares desta freguesia que agora ganha tonalidades verdes, o vento dá vida aos moinhos que testemunharam a passagem do tempo e há um rico património para (re) descobrir! A meio caminho entre a cidade de Torres Vedras e a praia de Santa Cruz, convidamo-lo a saber um pouco mais sobre a freguesia de Ponte do Rol.

A freguesia de Ponte do Rol localiza-se a aproximadamente 4 quilómetros de Torres Vedras, na margem direita do rio Sizandro, possui 9,68 Km2 de área geográfica e dela fazem parte os lugares de Bemposta, Soito, Ponte do Rol, Benfica, Gondruzeira, Calvo, Gibraltar e vários casais. Sem existir qualquer dado que o ateste, diz-se que o nome da freguesia se deve à passagem de um dos nossos reis por aquele lugar. Pedindo-lhe o povo que ali mandasse construir uma ponte sobre o rio, respondeu-lhes na despedida “vai na ponte do rol”. Aqui fica a curiosidade!

Ao chegar a Ponte do Rol facilmente reconhecerá o Largo Álvaro da Ponte, o largo mais central da localidade e a partir do qual se ramificam as ruas e ruelas. Aqui pode contemplar a fachada, bem como visitar o interior, da Igreja Paroquial dedicada a Nossa Senhora da Conceição [1], cuja conclusão data de 1530, o ano exato em que terá sido fundada a freguesia. Na lateral direita da torre sineira há um pequeno relógio de sol [2], de 1742, que merece alguns minutos da sua atenção. Neste largo existem, também, um parque infantil para as brincadeiras dos mais novos; um cruzeiro onde outrora existiu um coreto; e várias casas senhoriais [3] que tornam este largo muito elegante e nos remetem para tempos idos, em que as famílias mais ilustres da terra ali tinham o seu domicílio. É fácil passar aqui algum tempo a olhar para as belas fachadas destas casas, construídas na sua maioria na segunda metade do século XIX, cujos azulejos lhes conferem uma identidade única, bem como os pormenores das suas janelas, varandas e telhados trabalhados.

Pergunte a alguém da terra onde se situa a Quinta da Palha, muito perto do local onde se encontra. Trata-se de uma quinta brasonada, com capela, e constitui um dos mais importantes bens arquitetónicos da freguesia.

Além destes pontos de visita obrigatórios, percorra calmamente as ruas que o levarão a um recente e importante equipamento público – O Parque Verde da Ponte [4]. Este é o local ideal para retemperar energias, descansar o corpo e respirar fundo… Criado para ser “vivido” pela população, e inaugurado no dia 25 de abril de 2010, o Parque Verde da Ponte é um espaço de qualidade que permite à população local a prática de exercício físico e o convívio entre gerações. Além de vários percursos pedonais, existem equipamentos para a prática de exercício, mobiliário urbano, diversas áreas relvadas, parque infantil, mesas de merenda… um sítio muito agradável para fazer um pic-nic em família nestes meses em que é bom sair à rua.  E porque estamos numa de ligação à natureza, saiba ainda que a Ecopista do Sizandro passa aqui em Ponte do Rol e esta é uma boa maneira de serpentear as margens do rio enquanto se delícia com as belas paisagens naturais. A Ecopista do Sizandro liga Torres Vedras à praia da Foz, num total de 30 quilómetros. Se decidir que lhe apetece pedalar, basta escolher a direção!

A Ecopista do Sizandro passa aqui em Ponte do Rol e esta é uma boa maneira de serpentear as margens do rio enquanto se delícia com as belas paisagens naturais.

A freguesia de Ponte do Rol conta também com poços, um deles totalmente recuperado- o Poço da Escola [5], localizado junto à EN 9 mesmo ao lado do Parque Verde da Ponte; e existem alguns moinhos de vento que se destacam no cimo dos seus montes. O moinho da Gondruzeira [6], localidade a cerca de 2 quilómetros de Ponte do Rol, ainda se encontra em funcionamento. O Forte do Grilo e a bateria de Pombal, fortificações das Linhas de Torres Vedras, atestam que a identidade desta freguesia também se escreve de rica história.

Depois de visitar os vários locais que, muito sumariamente, aqui enunciámos e se pretender levar consigo algo que “marque” esta visita, lembre-se que nesta freguesia se produzem alguns dos melhores queijos nacionais, inclusive premiados internacionalmente, e há uma forte tradição na indústria cerâmica, latoaria e calçado.

Dê as boas vindas à Primavera, sinta a natureza, saia para a rua e descubra o melhor que o nosso concelho tem para viver.

Texto: Andreia Correia
Fotografia: Pedro Fortunato