Torres Vedras

Alunos do 8.º ano participam em ação ambiental junto às Ruínas do Convento de Penafirme

23.01.2026

imagem das plantações de árvores por alunos junta às ruínas do Convento de Penafirme

No passado dia 15 de janeiro, cerca de 230 alunos do 8.º ano do Externato de Penafirme participaram na ação de recuperação ambiental da propriedade municipal nas imediações das Ruínas do Convento de Penafirme, localizada junto à Praia de Santa Rita, na freguesia de A dos Cunhados.

A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com a Câmara Municipal de Torres Vedras, inserindo-se igualmente nas comemorações do 50.º aniversário daquela instituição de ensino.

A intervenção marca o início da recuperação ambiental desta propriedade municipal, projeto que tem como principal objetivo a proteção e a renaturalização do espaço, mitigando os impactos resultantes de usos indevidos, tais como o depósito ilícito de resíduos e a prática de desportos motorizados nas dunas.

Nesta primeira fase, procedeu-se à plantação de aproximadamente 1050 árvores, nomeadamente das espécies pinheiro-bravo e medronheiro, contribuindo para a recuperação ecológica do espaço.

Ao longo do projeto serão ainda utilizadas outras espécies autóctones, adaptadas às características do local, tais como pinheiro-manso, freixo, salgueiro, aroeira, tamargueira, sabina-das-areias, amieiro, zambujeiro e aderno, bem como espécies arbustivas típicas do ecossistema dunar, como a perpétua-das-areias, morganheira-das-praias, cravo-das-areias, estorno, camarinha e boca-de-lobo-das-areias. Está igualmente contemplado o controlo de espécies exóticas invasoras, nomeadamente das canas - abundantes na área de intervenção -, através do arranque e remoção dos respetivos rizomas.

De destacar que a propriedade municipal junto às Ruínas do Convento de Penafirme – Imóvel de Interesse Público -, integra a rede ecológica de âmbito europeu - Rede Natura 2000 -, na Zona Especial de Conservação (ZEC) Peniche/Santa Cruz. A Rede Natura 2000 visa assegurar a biodiversidade através da conservação ou do restabelecimento dos habitats naturais e da flora e fauna selvagens, da proteção, gestão e controlo das espécies e da regulamentação da sua exploração.

De referir que este projeto de recuperação ambiental contribui, igualmente, para a compensação da área de desflorestação resultante da construção da ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras, em Torres Vedras.

Com estas ações pretende-se promover o aumento da biodiversidade local, criar espaços verdes naturalizados e garantir a sua acessibilidade ao público para fins recreativos e de fruição ambiental.

Última atualização: 23.01.2026 - 10:44 horas
voltar ao topo ↑