Alunos do 3º ano da EB Ramalhal premiados pela DGE

13.10.2023

cerimónia proverbios

A turma do 3º ano da Escola Básica do Ramalhal, sob a orientação da docente Vera Paulo, foi uma das premiadas no desafio "Provérbios, vamos dar a volta ao texto..." no ano letivo de 2022/2023.

Este desafio, promovido pela a Direção-Geral da Educação (DGE), através da Direção de Serviços de Projetos Educativos, pretende promover a reflexão sobre o significado de certos provérbios, alguns dos quais inferem uma desigualdade de poder, de oportunidades e de visibilidade entre homens e mulheres, conduzindo a uma subjugação do género feminino e à promoção de masculinidade tóxica.

Os alunos do Ramalhal, premiados nos meses de novembro e dezembro de 2022 por votação do público, foram convidados a apresentar a entrega de prémios na cerimónia que decorreu no passado dia 10 de outubro no Pavilhão do Conhecimento.

Provérbios vencedores:

A mulher tem opinião, em qualquer situação! (provérbio original: A mulher honrada sempre deve ser calada!)

Pancada nem na mula nem na mulher, respeito é o que se quer! (provérbio original: A mula e a mulher, com pancada se quer)

Desta iniciativa participaram alunos do 1º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, em contexto de turma, que reescreveram provérbios, dando-lhes um cariz atual e sábio, promotor de uma sociedade mais justa e igualitária.

Última atualização: 13.10.2023 - 17:04 horas