Torres Vedras

Alexis Guerin vence a 48.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho

15.07.2025

Imagem do final da última etapa

A 48.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho decorreu entre os passados dias 10 e 13 de julho nas estradas da região Oeste.

Recorde-se que esta prova, que integra o calendário da UCI - Union Cycliste Internationale há mais de 40 anos consecutivos, é organizada pela UDO - União Desportiva do Oeste em estreita parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras. À semelhança do que tem acontecido nas recentes anteriores edições do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras, a edição de 2025 do mesmo teve o seu secretariado a funcionar no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho.

118 ciclistas de 17 equipas alinharam este ano no já habitual prólogo do Troféu Joaquim Agostinho, que se tem realizado a partir da vila do Turcifal, o qual foi ganho por Rafael Reis (da equipa aguedense Anicolor Tien 21), que, pelo terceiro ano consecutivo, venceu esse contrarrelógio, batendo o seu próprio tempo recorde, e tornando-se o ciclista que conseguiu vencer por cinco vezes o prólogo do Turcifal.

A primeira etapa da edição de 2025 do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras ligou Arruda dos Vinhos ao Sobral de Monte Agraço, tendo passado junto ao busto de Joaquim Agostinho existente na terra natal desta eterna glória do ciclismo (nas Brejenjas). A etapa foi ganha pelo checo Jakub Otruba (da equipa espanhola Caja Rural Seguros RGA).

A segunda etapa, a “etapa rainha” deste ano do Troféu Joaquim Agostinho, que teve início no Bombarral e terminou no Alto do Montejunto, foi, por seu lado, ganha por David Peña Jesús (da equipa algarvia APHotels & Resorts Tavira SC Farense).

Já a última etapa partiu da Lourinhã em direção ao circuito de Torres Vedras, tendo sido concluída junto ao monumento a Joaquim Agostinho. O vencedor dessa etapa, que se decidiu ao sprint, por milímetros, foi Afonso Silva (da APHotels & Resorts Tavira SC Farense). No entanto a vitória do 48.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras coube ao ciclista francês Alexis Guerin (da Anicolor Tien 21), que superou, ao fim de 524 km, o australiano Sebastian Berwick (da Caja Rural-Seguros RGA) e o espanhol Jesus Peña (APHotels & Resorts-Tavira-Farense), por 20 e 21 segundos, respetivamente. Em termos coletivos a vitória foi da Anicolor Tien 21.


Última atualização: 16.07.2025 - 10:56 horas
voltar ao topo ↑