Acordo estabelecido no âmbito da Iniciativa “Novas Oportunidades”

24.01.2008

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Miguel, assinou, no dia 17 de Dezembro, um acordo no âmbito da Iniciativa “Novas Oportunidades”, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo) e a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo.

Com este acordo pretende-se contribuir para a implementação de medidas locais de combate ao insucesso e abandono escolares; proporcionar aos jovens a opção por cursos escolares e profissionalmente qualificantes, mediante o aumento e diversificação das ofertas; elevar os níveis de escolarização e formação dos residentes no Município, com o objectivo de fazer do ensino secundário o referencial mínimo de qualificação; promover dispositivos de educação e formação, conducentes à certificação de competências desenvolvidas em contextos formais, não formais e informais; criar condições favoráveis a uma melhor articulação entre a dinâmica de procura e oferta de educação e formação; e estimular a procura da qualificação como condição de sucesso do trajecto pessoal, social e económico local, mobilizando as populações, as empresas e outras instituições para os benefícios da aprendizagem.

Para dar cumprimento a alguns destes objectivos foi criado, no Centro de Informação Municipal à Juventude, a UNAFEQ (Unidade de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação), que se assume como um espaço de informação, encaminhamento e orientação para as ofertas formativas e de emprego, dirigido à população jovem; e entidade promotora da aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para a qualificação dos activos. A UNAFEQ funciona de Segunda a Sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h, na Praceta Padre Joaquim Maria de Sousa, 47, em Torres Vedras, e pode ser contactada pelos n.º de telefone: 261 320 721/4; o n.º de fax: 261 320 722; e o e-mail: unafeq@cm-tvedras.pt.
Publicado: 22.04.2013 - 18:15 horas