6.º Encontro Brincar na Cidade Educadora decorreu em Marco de Canaveses

28.02.2023

O 6.º Encontro do grupo de trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, coordenado pelo Município de Torres Vedras, realizou-se no passado dia 10 de fevereiro, em Marco de Canaveses. Dedicado ao tema “O risco de não correr riscos a brincar”, contou com a presença de cerca de 60 participantes de várias entidades ligadas à educação.

Na sessão foi promovido o debate sobre a importância do brincar e de correr riscos, com as intervenções da Associação 1, 2, 3 Macaquinho do Xinês sobre o “Risco de não correr riscos a brincar” e do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Polícia Municipal do Marco de Canaveses sobre o projeto “Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção”. O encontro incluiu, ainda, uma visita à Escola Básica 1 do Marco, com atividades de brincar livre no espaço exterior.

Nesta iniciativa estiveram representados 18 municípios que pertencem a este grupo de trabalho, nomeadamente Alfândega da Fé, Alenquer, Almada, Cascais, Évora, Fafe, Famalicão, Gondomar, Lousada, Matosinhos, Oeiras, Paços de Ferreira, Pampilhosa da Serra, Porto, Soure, Torres Vedras, Valongo e Marco de Canaveses, como município anfitrião.

O grupo de trabalho “Brincar na Cidade Educadora” surge no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) com o principal objetivo de promover o brincar nas cidades aderentes ao grupo e influenciar os decisores políticos, técnicos municipais, educadores, professores, famílias e a comunidade em geral no sentido da afirmação do brincar como elemento essencial para o desenvolvimento global das crianças. Este grupo, coordenado pelo Município de Torres Vedras, é atualmente constituído por 37 municípios que partilham as mesmas preocupações e interesse nas questões em torno do brincar.

Publicado: 28.02.2023 - 17:21 horas