Bairros - Festival de Artes Cooperativas 2026
O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras, em parceria com as organizações culturais da ENCOSTA, organiza a 3.ª edição do “Bairros – Festival de Artes Cooperativas”, que decorre no dia 23 de maio.
O festival posiciona-se como um espaço de encontro e colaboração entre artistas, agentes culturais e a comunidade, oferecendo uma programação multidisciplinar que inclui espetáculos de música, teatro e performance, oficinas criativas, atividades para famílias e públicos jovens, bem como propostas participativas em espaço público.
Esta edição destaca o projeto “Círculos”, que entra no seu segundo ano de desenvolvimento. A iniciativa promove processos de criação artística com participação comunitária, tendo como base a realidade do território da Encosta de São Vicente, em estreita colaboração com os parceiros locais ATV/Somos Comunidade, AREPO e A Bolha. Uma equipa artística multidisciplinar, nas áreas de teatro, música, fotografia e vídeo, trabalha diretamente com os moradores, convidando-os a assumir um papel de cocriadores e reforçando o potencial transformador da arte quando enraizada nas experiências e vivências da comunidade.
O projeto “Círculos” conta com o cofinanciamento do Município de Torres Vedras, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Direção-Geral das Artes (DGARTES), no âmbito do programa "Artes e Periferias Urbanas", garantindo assim sustentabilidade e impacto social no território.


