Torres Vedras

IX Ciclo de Órgão de Torres Vedras

IX Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Música por todos e para todos tem sido o lema do ciclo de órgão de Torres Vedras e continuará a ser!

Estamos na IX edição onde o Órgão Bento Fontanes de 1773 da Igreja da Misericórdia será novamente o verdadeiro anfitrião ! Uma edição que se distingue não só pela qualidade artística e humana, mas também pelo forte sentido de comunidade e de sociedade com que esta edição nos brinda. Será uma edição que, através da música, vem reforçar e valorizar o importante e fundamental papel da mulher na sociedade. Teremos um ciclo dedicado ao feminino, explorando compositoras e intérpretes mulheres, mas também valorizando os mais jovens, onde várias instituições de ensino se associam a esta edição.

Composto por quatro concertos, teremos as organistas nacionais Inês Machado, Rute Martins e Carole Reis, contando com a presença da organista internacional Esther Ciudad Caudevilla, uma das mais destacadas organistas espanholas e professora no Conservatório Profissional de Música de Zaragoza.

Sendo fundamental a interação com a comunidade, bem como a valorização do potencial humano e institucional local, o ciclo de órgão priviligia e preocupa-se com o envolvimento significativo das instituições e artistas locais no evento, contando com a honrosa presença da professora e instrumentista Rute Miranda, da cantora Susana Duarte ou do Maestro António Gonçalves, mas também dos alunos do Conservatório de Música da Física de Torres Vedras.

Em Janeiro, o primeiro evento será dedicado aos mais novos com a história-concerto “Harmonia na Quinta”, protagonizado pela organista Inês Machado e pela torriense Rute Miranda, seguindo-se o especial concerto pela reputada organista espanhola Esther Ciudad Caudevilla que se associa ao Coro feminino Stella Splendens numa autêntica viagem pela oração mariana. Em Fevereiro a experiente organista Rute Martins e o Ensemble Vocal da Academia de Música de Santa Cecília sobem o coro alto da Igreja de Misericórdia para um momento bem espiritual mas também virtuoso, havendo ainda, durante esse mês, um workshop de órgão e uma visita à ígreja e ao órgão oitocentista.

Em março e abril estão de volta os já “tradicionais” concertos da hora do almoço. Todas as terças feiras onde o público pode ouvir um pequeno concerto de 15 minutos e escolher o que quer ouvir. Este ano com um “cardápio” bem especial.

Sendo o mês de março de Johann Sebastian Bach mas também o mês do Dia Internacional da Mulher, teremos dia 9 de Março um concerto de Homenagem à Mulher preparado pelo Conservatório Nacional de Lisboa e pelo Conservatório de Música da Física de Torres Vedras, com a jovem e talentosa organista Carole Reis.

Que seja mais um ano onde a Música de Órgão “invade” o centro histórico da Cidade, onde o passado e o presente se encontram mas também a arte e a sociedade se aliem numa simbiose perfeita! Um evento de TODOS e para TODOS, numa verdadeira democracia cultural.

 

Próximas datas:

voltar ao topo ↑