X Ciclo de Órgão de Torres Vedras
“Chegámos aos 10 anos do Ciclo de Órgão de Torres Vedras. Um número redondo que nos convida a celebrar a partilha, a música, a sociedade, a história e o património de Torres Vedras, reconhecendo sempre o grande carinho do público e dos torrienses perante este evento, que é de todos.
O Órgão histórico Bento Fontanes, contruído em 1773 e restaurado em 2008 pelo Mestre organeiro Dinarte Machado, tem sido sempre o grando anfitrião deste ciclo, já uma marca de Torres Vedras, aliando o passado ao presente, o clássico ao contemporâneo, trazendo organistas de renome nacional e internacional e contangiando todos pela sua empatia musical, sendo uma jóia da Igreja da Misericórdia em Torres Vedras.
Começamos este X Ciclo com um Candlelight Concert, especial momento que celebra Bach e o seu nascimento, exactamente a 21 de março. Um concerto emotivo, deslumbrante e arrepiante que conta com a presença da atriz Linda Valadas, bem como o ensemble Afecti in Trio composto pela consagrada cantora Patrycja Gabrel, Duncan Fox no Violone, apresentando cenas da paixão em música e com narrações e dramatizações.
No dia 28 de março teremos ainda a missa do Ciclo, um momento religioso dando graças pelos 10 anos ao serviço da cultura em Torres Vedras, contando com a Schola Cantorum da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.
No mês de abril, teremos um concerto protagonizado pelo organista Rui Paiva, um dos organistas nacionais mais destacado pelo seu trabalho dedicado à música antiga ibérica, contando com a presença da classe de coro do Conservatório de Música da Física de Torres Vedras.
Em maio, encerraremos esta X edição, contando com a honrosa presença do jovem organista Thibault Fajoles, um dos organistas titulares da Catedral de Notre Dame de Paris, que nos brindará com improvisações contemporâneas e onde serão executados quatro motetos encomendados para a celebração dos 10 anos deste ciclo, da autoria do jovem compositor Paulo Novado, prometendo ser um momento marcante e memorável.
Durante o mês de maio, teremos também os habituais mas sempre renovados concertos da hora do almoço, todas as terças feiras de Maio às 13h15, onde o público escolhe o que quer ouvir, com a duração de 15 minutos e, no final, um café!
Todos os grandes concertos serão comentados, num formato próximo e familiar, contextualizando obras e estéticas junto do público. Para todas as famílias.
Em nome de uma cultura de todos e para todos, que uma vez mais, a qualidade e a excelência se associem ao gosto do público, numa simbiose cada vez maior entre arte e sociedade. Que a música seja sempre uma luz forte no nosso mundo e sociedade, mudando mentalidades e edificando valores. Que este ciclo seja especial, marcante e dinâmico...e será! Pois é um ciclo de Torres Vedras!” – Daniel Oliveira


