Torres Vedras

Agenda

2.ª Gala de Entrega dos Prémios "Porco d’Ouro"

Cerimónia de entrega de prémios aos melhores produtores suinícolas do país

Até 24 de novembro 2017 | 19h30

Evento

Evento já ocorrido

Local: Pavilhão Multiusos da Expotorres, Torres Vedras

A cidade de Torres Vedras acolhe, no próximo dia 24 de novembro, sexta-feira, a segunda edição da Gala "Porco d’Ouro", o evento que premeia os melhores produtores suinícolas do país.

No evento anual, que analisará 37 explorações em concurso, são entregues os galardões que premeiam os produtores que apresentam os melhores índices técnicos de produtividade perante uma audiência prevista de mais de 700 profissionais da fileira.

Na cerimónia realizada em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras são distinguidas as explorações que mais se destacaram em 2016 no que respeita à produtividade numérica geral, à taxa de leitões nascidos por animal reprodutor e ao número médio de leitões que cada porca desmamou ao longo da sua vida produtiva, critérios segundo os quais se analisa a competitividade das explorações suinícolas.

Este ano serão, ainda, atribuídos dois prémios especiais: o prémio para a produtividade numérica máxima, atribuído à exploração que apresentou a média mais elevada de leitões desmamados por porca produtiva num ano, entre todas as categorias, e o prémio “porco diamante” atribuído à exploração que, segundo os critérios de um júri independente, apresenta os melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio.

A primeira gala teve lugar em Leiria, no dia 22 de junho de 2016 e contou com a presença de mais de 400 suinicultores. Este ano o local escolhido foi a cidade de Torres Vedras, sede de um concelho onde está estabelecido cerca de 3% do efetivo nacional de suínos e para o qual a suinicultura contribui com um volume de negócios anual de 4 milhões de euros.

A Gala de entrega de prémios Porco d’Ouro é uma organização da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) que, em colaboração com o Instituto de Investigação e Tecnologia da Catalunha (IRTA) desenvolve a base de dados de referência do setor suinícola BDporc-Portugal.

Sobre a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS)

Fundada 1981, a FPAS é uma Associação sem fins lucrativos que visa o estudo e o acompanhamento das questões relativas à suinicultura, nomeadamente, através da coordenação da atividade geral da suinicultura federada e das suas relações com as entidades oficiais, com os outros setores da produção de carne. A análise de dados técnicos, económicos, financeiros acerca do setor, bem como da situação, evolução e perspectivação de mercado é, também, uma responsabilidade desta Federação. A FPAS contribui, ainda, para a definição de estratégias e políticas de regulação e desenvolvimento geral do setor.


Atividade Gratuita


Última atualização: 09.11.2017 - 15:02 horas
voltar ao topo ↑