Torres Vedras

Agenda

A Constituição em Cartas (Um baralho ilustrado sobre direitos, liberdade e imaginação)

Festival Política 2026

28 de novembro de 2026 | sábado | 10h30

Oficina infantojuvenil

Local: Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras
Destinatários: Crianças e famílias (maiores de 6 anos)
Classificação etária: M/6 anos

Esta atividade integra o(s) programa Festival Política 2026

A partir de artigos e princípios da Constituição da República Portuguesa, convidamos crianças e famílias a criar um baralho coletivo de cartas ilustradas inspirado em ideias como liberdade, igualdade, educação, habitação, participação e cuidado pelo outro.

Cada participante transforma um direito, valor ou princípio constitucional numa imagem, personagem, símbolo ou pequena narrativa visual, utilizando desenho, pintura, colagem e técnicas mistas.

A oficina procura traduzir conceitos muitas vezes abstratos e difíceis academicamente de entender em experiências criativas, sensíveis e acessíveis às crianças, aproximando-as de temas ligados à cidadania, direitos humanos e vida em comunidade através da imaginação e da criação artística.

No final, as cartas produzidas pelo grupo dão origem a jogos participativos (memória, adivinhas e construção de histórias, por exemplo) transformando a Constituição numa experiência coletiva, lúdica e visual. As cartas poderão ainda integrar uma pequena instalação ou exposição temporária no espaço do festival.

Dinamização: Casa Voadora

Esta Atividade integra o Festival Política 2026

 

Inscrições: participa.politica@gmail.com.

Caso necessite de intérprete de língua gestual portuguesa, indique-o no momento da inscrição.


Atividade Gratuita


Lotação: 30 pessoas
acesso a público com mobilidade condicionada

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras-

3ª a domingo:10h00 – 18h00

Rua Leonel Trindade
2560-612 Torres Vedras

261 067 600
cac@cm-tvedras.pt


Esta atividade contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):

        
Publicado: 03.09.2026 - 10:05 horas
voltar ao topo ↑