Torres Vedras

Agenda

Seminário Agricultura Sustentável

Modelos para um futuro produtivo e resiliente

26 de junho de 2026 | sexta | 14h00 às 18h00

Colóquio

Local: Auditório da Feira de São Pedro - Caixa de Crédito Agrícola de Torres Vedras
Destinatários: Agricultores; Associações e Cooperativas Agrícolas; Empresas; Autarquias; Instituições Administrativas; e Público em geral

Esta atividade integra o(s) programa Auditório da Feira de São Pedro - Caixa Agrícola de Torres Vedras

Os setores Agrícola e Agroalimentar constituem um pilar para a subsistência e o bem-estar humano e estabilidade dos sistemas socioeconómicos. Contudo, as práticas agrícolas convencionais e a sua gestão dos recursos naturais – nomeadamente do solo e água – têm contribuído para a degradação de ecossistemas, perda de biodiversidade e acentuação da crise climática.

A 4.ª edição do seminário “Agricultura Sustentável – Modelos para um Futuro Produtivo e Resiliente” pretende evidenciar modelos que aliam a produtividade à regeneração de ecossistemas, com especial enfoque no solo, na biodiversidade, na água e no sequestro de carbono.

Exaltando a declaração da Organização das Nações Unidas para 2026 – Ano Internacional da Mulher Agricultora - que visa reconhecer o papel determinante das mulheres no sistema agroalimentar e no desenvolvimento rural, são convidadas para este seminário, especialistas que partilharão o seu conhecimento científico e empírico com uma perspetiva local para a reflexão global, que salienta a coexistência de atividades humanas essenciais, como a agricultura, com a regeneração de ecossistemas.

Programa

14h00 | Receção dos participantes

14h30 | Mensagem de abertura - Diogo Guia, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Práticas agrícolas, envolvimento e inovação nos territórios para sistemas agroalimentares sustentáveis

15h00 | Inês Costa Pereira, investigadora no Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior Agrária e é membro ativo da Alimentar Cidades Sustentáveis Associação e da Rede de Agroecologia de Portugal

15h30 | Marta Cortegano, coordenadora de projetos na ESDIME e Co-fundadora da Terra Sintrópica

16h00 | Intervalo

Sistemas agroalimentares locais: conciliar agricultura, produção e regeneração de ecossistemas

16h15 | Mesa de redonda

  • Ana Carvalho, Vivid Farms
  • Ana Luísa, Talho das Manas
  • Luísa Almeida, Quinta do Arneiro
  • Tânia Carvalho, Lugar da Terra 

17h30 | Encerramento e convite ao convívio entre os participantes, acompanhado por uma prova de vinhos

 

Informações: 261 310 436 | joaoraimundo@cm-tvedras.pt

Inscrições: tvedras.pt/cjvgr


Atividade Gratuita


Esta atividade contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):

        
    
Última atualização: 19.06.2026 - 14:56 horas
voltar ao topo ↑