Agenda
Dobrar e bordar – Com que linhas nos cosemos?
18 de abril de 2026 | sábado
|
10h30 às 13h00
Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino
Destinatários: Crianças a partir dos 8 anos (famílias)
Esta atividade integra o(s) programa Torres Vedras - Cidade dos Livros 2026 | Criação Literária e Artística e IAGen – Com que Linhas nos Cosemos?
"Dobrar Bordar" é um encontro que convida os participantes a explorar a linha como gesto gráficopoético. Assim como as palavras dobrar e bordar partilham as mesmas letras em ordens diferentes, o processo criativo aqui se dá entre dobras e costuras, reorganizando materiais, sentidos e gestos.
Após uma breve introdução com exemplos de livros de artista e obras híbridas, os participantes experimentarão o bordado e a costura em papel, para criar uma ilustração em concertina. O processo terá como ponto de partida “provocações poéticas” sugeridas pela IA, que funcionarão como fios condutores para inspirar as criações individuais e coletivas.
Roteiro:
Dobrar Bordar
• Apresentação de livros de artista e referências
• Conversa inicial sobre o jogo entre dobrar e bordar, possibilidades de observação e recriação
• Provocações poéticas: fragmentos de texto sugeridos por participantes e pela IA
Experimentação e Criação – Ilustração em concertina
• Cada participante escolhe palavras ou frases sugeridas pela IA como “linhas de partida”
• Através do bordado, traduz essas palavras em formas, ritmos e costuras
Partilha e encerramento
• Exposição das ilustrações em concertina criadas durante o encontro
• Conversa sobre o processo: como as dobras, os bordados e as provocações da IA dialogaram entre si?
Nota Biográfica:
Pri Ballarin é uma apaixonada pelo objeto livro, pelas linhas, papéis e pelos bons encontros. É mestre em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas pela FBA/UL, licenciada em Educação Artística pela ECA/USP e técnica em Design Gráfico pela ETE Carlos de Campos. Foi sócia da Prompt Filmes, em São Paulo, e do Ateliê Amar.é.linha, dedicando-se a experimentos gráficos e têxteis. Fundou o coletivo Desejos Urbanos com a artista Eliza Freire, realizando intervenções urbanas e poéticas no Brasil e em Portugal.
Desde 2017, cria livros, incluindo as publicações independentes Na casa deles, em parceria com Edith Chacon, e Travessia, com Julia Santalucia. Foi editora e designer da revista Linguará e colaboradora — como ilustradora e designer — da associação cultural portuguesa Gerador.
Atualmente, vive entre Lisboa e São Paulo, atuando em Design Gráfico, projetos de Arte Colaborativa, criando livros e partilhando o que aprende. É idealizadora da iniciativa reVOAr — ateliê-biblioteca móvel de livros desobedientes.
Mediação: Priscilla Ballarin
Inscrições: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt
Atividade Gratuita
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):




