Agenda
Oficina de Plantas Bíblicas
Simbologia e Representação na Arte Sacra
Até 23 de maio
|
14h30 às 18h30
Evento já ocorrido
Local: Museu Municipal Leonel Trindade
Destinatários: M/18
Esta atividade integra o(s) programa Museus Unindo um Mundo Dividido
No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museus, e no contexto da exposição "Pintura Antiga de Torres Vedras: séculos XVI – XVIII", este workshop convida a explorar o universo vegetal da Bíblia através de uma abordagem interdisciplinar, que cruza botânica, história, arte e espiritualidade. Serão apresentadas plantas com relevância económica na antiga Canaã e o seu simbolismo nos textos bíblicos e na Arte Sacra medieval e renascentista, apoiadas por projeções de imagens, exemplares vegetais e produtos derivados.
Ao longo da sessão, analisam-se temas emblemáticos como: o "maná", a "sarça-ardente", os "lírios-do-vale", a "romã", o "incenso e a mirra", a "madeira da Cruz", a "Coroa-de-Espinhos" e a "Árvore da Vida", revelando o significado simbólico destas espécies na tradição bílica e na iconografia cristã.
Biografia de Luís Mendonça de Carvalho
Luís Mendonça de Carvalho é biólogo (UTAD), mestre em Bioquímica de Plantas (Universidade de Lisboa), doutor em Sistemática e Morfologia de Plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e diretor do Museu Botânico de Beja.
Dinamização: Luís Mendonça de Carvalho
Info e inscrições: 261 310 484 | museu.servico.educativo@cm-tvedras.pt (inscrições até dia 21 de maio)
Atividade Gratuita
Lotação: 30
acesso a público com mobilidade condicionada
Terça-feira a domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00
Praça 25 de abril, Convento de Nossa Senhora da Graça
2560 Torres Vedras
261310485
museu@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):




