Agenda
Versos que nos tocam
Instalação e Performance Poética
21 de março de 2026 | sábado
|
15h30 às 16h30
Local: Praça Machado Santos, Torres Vedras
Destinatários: M/60
O Dia Mundial da Poesia (21 de março) será celebrado de forma especial pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, e pelos seniores que frequentam o projeto de educação não formal do Município de Torres Vedras “Clube Sénior”, através de iniciativas que procuram tornar a poesia parte do quotidiano da Cidade. No dia 21 de março, será apresentado um momento poético encenado por Gonçalo Duarte Lopes, em que poesia ganha voz e se transforma em emoção viva.
Os seniores serão convidados a mergulhar no universo da Poesia e a inspirar-se em versos de reconhecidos autores, tornando-se, eles próprios, criadores de novos poemas.
Durante o mês de março, de forma simbólica e inspiradora, estes poemas inéditos estarão espalhados pela Cidade, em faixas elaboradas com amor e sentido de partilha, uma por cada "Clube Sénior".
Estas iniciativas resultam de uma parceria entre a Unidade de Qualidade de Vida no Envelhecimento e a Biblioteca Municipal de Torres Vedras, envolvendo cerca de 300 seniores do Concelho.
Biografia
Gonçalo Duarte Lopes é mestre em Artes Cénicas, com especialização em Interpretação e Direção Artística pela ESMAE (2023), e licenciado em Teatro pela Universidade de Évora (2021).
Desde cedo, integra grupos de teatro amadores, participando em espetáculos como "Antígona" (encenação de Diogo Bento), e "Hoje Mais Que Ontem" (encenação de Raimundo Cosme). Assina a sua primeira criação em 2021, "Tão Cego Como Eu", uma peça cocriada com Helena Silva e Inês Rocha a partir do romance Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. Como prova final de mestrado, apresenta o espetáculo "À Porta Fechada", de Jean-Paul Sartre, inserido no 46.º Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
Participou no Laboratório de Dança Contemporânea com Marta Cerqueira (2023), que resultou no projeto "RÉPÉTITION". Em parceria com a Lote 64 - Associação Cultural, entra nos espetáculos "Por Detrás da Folia" (2023), "Estória Não Contada" (2024) e "O Principezinho" (2025).
Com uma atuação dinâmica no meio artístico e educativo, é atualmente o coordenador do "Inventar a Palavra" - Clube de Leitura de Peças de Teatro, do Teatro-Cine de Torres Vedras. Desenvolve oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos (Academia Linear, ATV e Pró-Memória). Mantém ainda uma ligação à música como membro da Camerata Vocal de Torres Vedras. A sua agenda de 2025 reflete esta pluralidade, com projetos como "Os Assombrados" (a partir de Cristina Nobre Soares), um projeto de Teatro Imersivo co-encenado com Catarina Hipólito (ATV) e a encenação do concerto "Sonho de um dia de Ensaio", com a CAMERATINHA.
Já trabalhou com Ana Tamen, Claire Binyon, Christine Zurbach, Cláudia Marisa, Inês Vicente, João Garcia Miguel, José Alberto Ferreira, Luís Santos, Nuno Meireles, Paulo Alves Pereira e Samuel Guimarães.
Encenação: Gonçalo Duarte Lopes
Intervenientes: Seniores do Clube Sénior de Torres Vedras e jovens da Academia Linear
Colaboração: Academia Linear, pelas Profs. Rita Silvestre e Cátia Reixa
Conceção e realização: Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Unidade de Qualidade de Vida no Envelhecimento e Clubes Seniores
Atividade Gratuita
acesso a público com mobilidade condicionada
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):




