Agenda
Leitura e adolescência: um binómio fantástico?
Ação de formação dinamizada por Paula Cusati
7 de março de 2026 | sábado
|
09h30 às 12h30 | 14h30 às 17h30
Local: Centro de Educação Ambiental
Destinatários: Técnicos de biblioteca, bibliotecários, docentes, professores bibliotecários, técnicos de serviços educativos, animadores socioculturais, psicólogos e outros interessados
No dia 7 de março, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras promove uma ação de formação dinamizada por Paula Cusati.
É possível, hoje em dia, conjugar o verbo Ler com a adolescência? Sobre este tema central, partiremos da análise dos conceitos de “promoção e mediação de leitura” e de “adolescência”, para chegarmos à reflexão acerca da nossa experiência pessoal e profissional. Examinaremos questões concretas, como o perfil do mediador, as experiências prévias do leitor, o espaço, o acervo e as estratégias de promoção e mediação do livro e da leitura.
Indo além de ações pontuais, veremos ainda como criar projetos continuados com o público jovem, de modo a que a literatura possa ser "mola" para o pensamento crítico, espelho, horizonte largo e fascinante.
Biografia
Paula Cusati é leitora, mediadora de leitura, formadora e consultora. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, em 1996, com biénio de especialização em Ensino das Línguas Estrangeiras, em 1998, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Livro Infantil, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica de Lisboa. Terminou a parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil, na Universidade de Castilla - La Mancha (Espanha).
Dá aulas desde 1996 e trabalha na área da mediação de leitura há 16 anos, tendo começado na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, onde foi responsável pela programação, promoção, animação, e mediação da leitura, de 2008 a outubro de 2011.
Em 2012 e 2013, com Miguel Horta, fez parte da equipa de formadores/animadores do projeto "Cata Livros", da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2012, inicia o seu primeiro projeto de mediação de leitura regular: "Grandes Histórias para Pequenos Leitores", com alunos do pré-escolar, no Jardim de Infância “O Sabichão”, em Santiago do Cacém. Em 2013, no seguimento deste primeiro projeto, inicia a primeira temporada das "Conversas Pequenas" - encontros mensais de capacitação para pais e profissionais, sobre literatura infantil e mediação da leitura, que mantém até hoje.
Desenvolve ainda, há onze anos, os projetos "Oficinas de Escrita e Leitura", com alunos do 3.º ao 9.º ano, e "Laboratório de Leitores Livres", para alunos de 1.º e 2.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Em 2018, colaborou com o Plano Nacional de Leitura, no projeto "Território Leitor", desenvolvendo "Oficinas de Leitura e Escrita" em continuidade em escolas e ciclos de encontros das "Conversas Pequenas", em Bibliotecas Municipais do Litoral Alentejano.
Desde 2022, é um dos dez especialistas do Observatório de Leitura do Município de Pombal, que anualmente analisa e premeia os melhores livros para a infância e juventude publicados em Portugal.
É formadora de mediadores de leitura desde 2014, ano em que se estreia com uma conversa sobre o seu trabalho e a função social da leitura, nas XIII Palavras Andarilhas. Tem um vasto leque de ações de formação em carteira. Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Presta consultoria individual, profissional e institucional nas áreas da Mediação Leitora e da Promoção da Leitura e da Escrita. Pertence à cooperativa cultural Chão Nosso.
Mediação: Paula Cusati
Info e inscrições: 261 320 747 | bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt
Atividade Gratuita
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):




