Torres Vedras

Agenda

Os jornais como atores políticos: o 25 de Abril na Imprensa Portuguesa

Exposição Documental

26 de abril a 28 de junho 2024

Exposição Os jornais como atores políticos: o 25 de Abril na Imprensa Portuguesa

Local: Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

A exposição, com curadoria de Álvaro Costa de Matos, mostra a forma como a imprensa portuguesa noticiou a Revolução de 25 de Abril de 1974 e o derrube da ditadura do Estado Novo pelo Movimento das Forças Armadas, agora num quadro de ausência de censura. A par da televisão e da rádio, a imprensa vai cobrir os acontecimentos revolucionários de forma entusiástica, como ficou expresso nas primeiras páginas dos jornais publicadas no dia 25 Abril e nas edições seguintes. Isenta de censura prévia, a liberdade de imprensa promoveu o jornalismo escrito deste período à condição de parceiro ativo no debate em torno dos destinos do país. Os jornais, além de vulgarizarem informação e produzirem notícias para o povo com o que estava a acontecer nas ruas, funcionam também como atores políticos e criam acontecimentos históricos – o jornalismo como elemento mobilizador da política e não o contrário.

Ao projeto da exposição acrescenta-se a distribuição de encarte de 48 páginas, sobre o tema da imprensa, no jornal local Badaladas, edição de 26 de abril.

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras

Curadoria: Álvaro Costa de Matos (IC e HTC – NOVA/FCSH)

Apoios: Arquivo Municipal de Lisboa, Badaladas, Assembleia da Republica, Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Museu do Aljube e RTP - Arquivos.

Inauguração: 26 de abril, às 21h00

Info: cultura@cm-tvedras.pt | 261 320 749


Atividade Gratuita


Última atualização: 11.04.2024 - 10:10 horas
voltar ao topo ↑