Torres Vedras

Agenda

“És livre como um pássaro?”

Instalação

12 de abril a 31 de dezembro 2024

Exposição

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa(s) Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Torres Vedras - Cidade dos Livros | Histórias de Resistência

Instalação no âmbito da 6ª edição de Torres Vedras – Cidade dos Livros, subordinada ao tema “Resistência”, em coprodução com as Bibliotecas Escolares da Escola Básica da Conquinha e da Escola Básica Carlos Bernardes, do Agrupamento de Escolas de Madeira Torres.

O pássaro como uma metáfora da liberdade é o elemento comum a um conjunto de diferentes obras literárias previamente selecionadas para leitura e exploração em contexto de sala de aula, com o trabalho colaborativo da biblioteca escolar. 

A proposta é uma reflexão sobre a liberdade que tem na figura de um pássaro a metáfora e o voo livre da ave na relação direta com a existência humana e a oportunidade de se exercer a liberdade.

A expressão "livre como um pássaro" associa-se assim à sensação da liberdade de um voo sem barreiras à imaginação e, no diálogo entre a leitura e a expressão artística, (re)criaram-se pássaros que espalham o poder da palavra e a conquista da liberdade de expressão.

A exposição coletiva é o resultado final do trabalho desenvolvido e que convida à leitura de diversas histórias infantojuvenis, no voo da imaginação e da liberdade de cada leitor, no decorrer do evento "Torres Vedras, a Cidade dos Livros".

Ficha Técnica/Organização:

Bibliotecas Escolares da EB Conquinha e EB Carlos Bernardes do Agrupamento de Escolas Madeira Torres

Alunos e docentes Pré-Escolar e 1. ° Ciclo

Coordenação: Professora Bibliotecária Joana Rodrigues

Docentes: Ana Margarida Alves, Ana Morais, Ana Paradela, Ana Tente, Anabela Rosário, Carmencita Vaz, Cátia Paiva, Cristiana Couto, Cristina Louro, Dina Queirós, Elisabete Dias, Fátima Franca, Filipa Carapeta, Gabriel Serralheiro, Isabel Abreu, Justina Gonçalves, Laura Rodrigues, Margarida Calvo, Maria Gomes, Rosa Pestana, Rosa Resende, Sofia Cordeiro, Susana Canário, Susana Leitão, Teresa Almeida e Teresa Dionízio.

Parceria: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Inauguração: 12 de abril, às 14h30


Atividade Gratuita


acesso a público com mobilidade condicionada

Última atualização: 04.04.2024 - 17:40 horas
voltar ao topo ↑