Torres Vedras

Agenda

Era Lixo!

Até 25 de junho 2023

Exposição Era lixo

Evento já ocorrido

Local: Mercado Municipal de Torres Vedras

Esta exposição resulta de da concretização de trabalhos experimentais em projetos práticos, através da realização de maquetas, modelos, protótipos e artefactos finais. Neste âmbito foram desenvolvidos, ao longo do ano letivo, projetos em parceria com o SMAS de Torres Vedras, indo ao encontro das suas áreas de atuação e tendo por base a reutilização, reparação e recuperação de materiais que mais tarde ou mais cedo acabariam por ser descartados, contribuindo para uma economia circular, para a construção desta exposição.


Especulações
Uma forma de redefinir o uso de um material ou objeto – uma caixa e um elemento orgânico – que, em circunstâncias normais, seria descartado e enviado para o lixo. Esta prática sustentável, evita o desperdício e dá uma nova oportunidade ao que já seria considerado lixo.

As Especulações podem ser vistas, como uma forma de intervenção artística, em que a criatividade e a imaginação são estimuladas. São uma forma de expandir a nossa relação com os objetos e a matéria, criando experiências estéticas através da reutilização e da desconstrução de elementos já existentes.

 

Anitudes
A escolha livre dos materiais, mantendo o mesmo desafio, e a grande preocupação ecológica sob a temática “animais domésticos”, trabalhando numa superfície A3. Permitiu aos alunos exercer a sua criatividade e desenvolver soluções inovadoras unindo a expressão artística e a consciencialização para proteção dos animais.”

 

Esta exposição teve como objetivo primordial desafiar os alunos do Ensino Secundário para sensibilizarem os alunos do 1º ciclo, com a criação de um Workshop de esculturas e cores, através da reutilização de objetos e materiais para lhes atribuir uma segunda vida, envolvendo os temas das escolas de 1º ciclo numa vertente do Património Cultural Local.

  • EB, Matacães – Igreja Matriz e Senhor Calvário
  • EB, Ereira – Moinhos
  • EB, Ramalhal – Ruivacos


Esta exposição é da autoria dos alunos do 12ºH do Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária Henriques Nogueira.


Atividade Gratuita


Publicado: 05.06.2023 - 17:29 horas
voltar ao topo ↑