Torres Vedras

Agenda

Id’EU’tidades

Até 18 de junho 2023

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Mercado Municipal de Torres Vedras

A identidade é uma questão complexa sobretudo no panorama atual onde as drásticas mudanças sociais e a rápida transmissão de imagens e informação fragilizam e desfragmentam tal conceito ou definição.

A identidade individual, reflexo de múltiplas identidades, quer sejam coletivas, culturais ou outras, é fruto das nossas memórias, das nossas vivencias, das pessoas que se cruzam no nosso caminho e dos locais por onde passamos.

E feita de desejos e aspirações, que queremos não só para nos, mas também para os outros. Ela constrói-se por linhas invisíveis que conectam indivíduos e sociedade num processo constante onde olhamos e somos vistos.

A utilização da imagem como símbolo e/ou significado, a palavra como meio de autoexpressão, relacionando desenho e escrita, ou o recurso à figura híbrida por metamorfose do corpo como meio de personificação do "EU" na obra artística, possibilitaram ao aluno discernir, valorizar, interpretar, compreender, representar e imaginar, permitindo-o ser o ator interveniente na construção da própria identidade individual.

Serão expostas diversas realizações pictóricas e ilustrações, registadas em diferentes suportes e materiais, numa abordagem exploratória e experimental do aluno, onde este utiliza a imagem como matéria na possibilidade de ver-se a si próprio, na sociedade onde se insere, para onde quer ir e como se sente.

Autores das ilustrações: Alunos da turma 12°l na disciplina de Desenho A, da Escola Secundária Henriques Nogueira - Torres Vedras (ano letivo 2022/2023)

Coordenação: Professoras Eleonora Duarte & Maria Manuel Esteves


Atividade Gratuita


Publicado: 25.05.2023 - 17:29 horas
voltar ao topo ↑