Torres Vedras

Agenda

A Mão Humana – Oficina de Dança e Performance

Até 8 de junho 2023 | 17h00 às 20h00

Formação

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/12

A MÃO HUMANA - história da criação e da violência é um projeto e investigação multidisciplinar sobre a parte do corpo que, desde os primórdios da representação, foi um dos símbolos mais usados associado à técnica, arte, magia, cura e liberdade e, ao mesmo tempo, à opressão, controle e violência humana.

Nesta oficina será apresentado um módulo de Dança e Performance, onde se explora, através de metodologias de dança contemporânea, teatro físico e voz, elementos como presença, foco, o corpo como veículo e as mãos como catalisador simbólico e expressivo. Efetuam-se solos e trabalho em ensemble, por camadas coreográficas, uma oportunidade de partilhar ferramentas de criação que poderão ser utilizadas no futuro pelos participantes noutro contexto.

 

Conteúdos da oficina:

  • Exercícios para sintonizar e desbloquear o corpo e a voz.
  • O estudo do movimento e ação única em relação ao lugar específico, tendo em conta as variantes de textura, escala e perspetiva.
  • Exploração da escrita e trabalho de composição de performance sobre lugares específicos, desbloqueando narrativas latentes e imprimindo novas.
  • Exploração de som e luz como matéria.
  • Metodologias de improvisação oral, discursiva e musical, para uma escrita do corpo.

 

No final desta formação, será apresentada uma performance coletiva com os participantes. O ensaio geral decorrerá no dia 10 de junho.

Formadores

Bruno Humberto

Estudou e lecionou no mestrado de Performance Making, na Goldsmiths College, em Londres. Autor e encenador de The Camus Incident (performance site-specific finalista do Oxford Samuel Beckett Theatre Trust Award), o solo Holding Nothing, a peça no tecido urbano Land, A Morte da Audiência, Carbo, Peças, entre outras. Colaborou com os artistas Graeme Miller, Gustavo Ciríaco, Allard van Hoorn, entre outros. Fez várias peças em colaboração com o escritor e dramaturgo Rui de Almeida Paiva, das quais destacam-se a peça de teatro imersivo O Sequestro (2018), A Vila (2019) e Peça para Intervalos (2021). É coeditor da revista de arte contemporânea Wrong Wrong e faz curadoria de performance, fotografia e instalação. A exposição Acts of Disappearance, premiada pelo Parallel award foi apresentada, entre outros, na edição 2019 do Photo London. Humberto tem ainda um projeto de música experimental a solo e faz parte das bandas CATARATA e Orchestra Elastique.

 

Candela Varas

Desde 2016 é diretora e programadora do Cineclube de Tavira e da MOSTRA (22ª edição) de cinema ao ar livre de Tavira. Desde 2019 é Codirectora e programadora do Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve (3ª edição em 2022). É Licenciada em Direito. Pós-graduada em Didáctica da Filosofia e Mestre em Sociologia e Ciência Política. Foi doutoranda e membro associado de investigação do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Leipzig, Alemanha. Curso de pós-graduação em Guião de documentários e programas de Tv. Lecionou no Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça (IESIG), atual Universidade do Mindelo, Cabo Verde. Foi investigadora da Universidade, Unia Arte y Pensamiento de Andaluzia, coautora do livro "Sevilla Imaginada" (Sevilha, 2011). Durante 3 anos, foi coordenadora de projetos de cooperação no Saara, Argélia. Cocriadora com Marta Lapa da peça S. examina a sua almofada, para a Escola de Mulheres - Oficina de Teatro. Ao longo dos anos tem apresentado diferentes peças e performances da sua autoria, em cidades como San Sebastián, Coimbra, Leipzig, Mindelo, Lisboa e Olhão. Em Portugal trabalhou como produtora com Joana Bagulho, Kiluanji Kia Henda e Paulo Morais, na Trienal de Arquitectura de Lisboa (2013-2014), na Escola de Mulheres Oficina de teatro (2014), assim como editora e produtora da Buala, revista de arte contemporânea africana. Coautora e editora do livro/revista em Buala, “Este corpo que me ocupa” (Lisboa, 2014). De 2013 a 2016, foi Produtora e programadora do Atelier Re.Al de João Fiadeiro, do Bar Real e fundadora/presidente do Bar Irreal em Lisboa. Em 2021, participou na elaboração do programa artístico para a candidatura de Faro à Capital da Cultura Europeia.

Inscrições: mario.rosado@cm-tvedras.pt

Crédito Fotográfico: Miguel Ângelo Santarém

 


Atividade Gratuita


Lotação: Máximo de 20 participantes por inscrição online
Evento no Facebook

Última atualização: 03.05.2023 - 15:55 horas
voltar ao topo ↑