Torres Vedras

Agenda

A Mão Humana (História da criação e da violência)

Bruno Humberto

Até 10 de junho 2023 | 21h30 às 22h30

Multidisciplinar

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/16

A mão escreve à mão e só escreve o que a mão quer. A mão escreve o que o cérebro quer o que o cérebro pode não querer. Carpo, metacarpo e falanges. Porque a mão define a caligrafia com os nervos, com os músculos, com o hábito, a destreza, o cansaço, nunca por esta ou por outra ordem certa. E perguntamos, muitas vezes, ao olhar para ela - membro inaudito, possesso - o que fará se condicionada pelo contexto, pelo crescimento do próprio indivíduo e por toda a aprendizagem, habituação, que se incute sobre ela? Mão que está presa a um corpo não só por um pulso e por todas as ligações que por ele atravessam, mas também por toda a história que a libertou ou a prendeu.

A MÃO HUMANA (história da criação e da violência) pretende analisar e compreender como se construiu uma capitalização e dominação da cultura visual sobre o tátil – como e quando o olho sequestrou a mão?

Nesta performance-conferência de Bruno Humberto, apresenta-se a mão como criadora, desprendida do solo, responsável pelo aumento da capacidade cognitiva humana, através das suas complexas fabricações. Vamos olhar para a mão desde a pré-história, passando pela escultura grega do período arcaico, pela sociedade mecânica, até aos dias de hoje, de condução eletrónica, procurando nela uma possível forma de leitura e tradução da história. E construir possíveis cenários de emancipação da mão em relação ao olho, escutar o que incessantemente nos diz, a sua humanidade impressa na palma, nos dedos e no reverso, o seu divórcio e reencontro com a natureza ou a matéria.

 

 

Direção artística, coreografia e performance: Bruno Humberto

Apoio dramatúrgico e codireção de oficina: Candela Varas

Composição sonora: Bruno Humberto

Fotografia e documentação: Miguel Ângelo Santarém

 


Lotação: 392
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5 €
Comprar Bilhetes
Evento no Facebook

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Última atualização: 03.05.2023 - 15:52 horas
voltar ao topo ↑