Torres Vedras

ARU de Arenes

Conteúdos desta página:

  1. Enquadramento
  2. Operação de Reabilitação Urbana de Arenes

Enquadramento

A ARU de Arenes incide sobre o setor urbano da Várzea de Arenes, entre a linha de caminho ferro e o bairro ferroviário (a sul e poente), a Avenida das Guerras Peninsulares (a norte), a Estrada Nacional 115 (Rua Manuel de Arriaga), o núcleo urbano de Arenes e o Aqueduto (a nascente).

A Várzea de Arenes, o morro do Forte da Forca, o Bairro Silvestre, o Bairro do Padeirão, o Bairro do Reguengo, o Bairro Arenes e o Bairro das Covas são alguns dos espaços abrangidos.

Importa realçar que o Bairro das Covas apresenta um elevado nível de obsolescência de edificado e de infraestruturas, consequência da diminuição da função industrial e de armazéns.

A delimitação e constituição da ARU de Arenes visa melhorar as condições de intervenção e reabilitação do conjunto dos espaços urbanos desta área, de acordo com os objetivos e âmbito de incidência da política de reabilitação urbana.

Na ARU de Arenes encontra-se o Aqueduto de Torres Vedras, monumento nacional, assim como o Forte da Forca, o edifício da Estação Ferroviária, o armazém da AZEOL, o Instituto da Vinha e do Vinho e o antigo refeitório da Casa Hipólito.

O conjunto desta ARU pode ser caracterizado por seis unidades urbanas diferenciadas, com condições distintas de obsolescência do edificado e das infraestruturas:

  • Estação Ferroviária e Bairro Jardim (Bairro dos Ferroviários)
  • Conjunto urbano do Bairro das Covas, Instituto da Vinha e do Vinho e Páteo Filipe José Dias
  • Estádio Manuel Marques e Tomix
  • Área urbana de Arenes
  • Várzea de Arenes (área de atividades económicas)
  • Morro do Forte da Forca e Bairro Silvestre/Casal das Voltas

 

A ARU de Arenes foi publicada em 2018, através do Edital n.º 105/2018, de 11 de junho.

Abrange cerca de 72 hectares, constituindo-se como uma zona de cariz industrial, periférica no contexto urbano da Cidade. Caracteriza-se pela baixa taxa de edifícios destinados à habitação, compreendendo 499 residentes, 290 alojamentos e 138 edifícios.


Operação de Reabilitação Urbana de Arenes

Para a ARU em apreço, foi decidido que a constituição da ORU ocorresse em momento posterior à delimitação da ARU, de modo a permitir uma melhor ponderação sobre o tipo de ORU a estabelecer (simples ou sistemática) e uma articulação e integração mais consistente entre os objetivos da ARU, as unidades de intervenção a definir e o respetivo modelo de execução e de financiamento.

Apresenta-se o projeto de constituição da operação de reabilitação urbana sistemática da Área de Reabilitação Urbana de Arenes, na cidade de Torres Vedras, tendo por base o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para a mesma área.

A Operação de Reabilitação Urbana de Arenes pode ser consultada aqui.


Notícias / Orden. do território

Imagem da Notícia Torres Vedras sobe na atração de negócios e de visitantes
Imagem da Notícia Processo de participação pública da ORU de Santa Cruz foi apresentado

Processo de participação pública da ORU de Santa Cruz foi apresentado

26.01.2022

A sessão de apresentação do processo de participação pública da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Santa Cruz decorreu esta segunda-feira, 24 de janeiro, na Pousada de Juventude de Santa Cruz. Dezenas de pessoas estiveram presentes nesta apresentação, que marca o início dos trabalhos relaciona (...)

Imagem da Notícia Inquérito à população no âmbito da estratégia de reabilitação urbana do Concelho
Imagem da Notícia Constituição da ARU do Concelho de Torres Vedras aprovada em reunião de Câmara
Imagem da Notícia Edil torriense defende papel dos municípios no combate às alterações climáticas
Imagem da Notícia “Valorizar o litoral de Torres Vedras” vai dinamizar costa torriense

“Valorizar o litoral de Torres Vedras” vai dinamizar costa torriense

16.10.2019

“Valorizar o litoral de Torres Vedras” é o programa da Câmara Municipal de Torres Vedras que irá trabalhar a gestão dos apoios de praia do Concelho. Esta terça-feira, o Executivo Municipal aprovou a constituição de uma equipa que irá estudar qual o melhor modelo de concessão. (...)

voltar ao topo ↑