Torres Vedras

Rede de Transferência de BioCantinas

O Município de Torres Vedras aderiu, em dezembro de 2018, ao projeto “Rede de Transferência de BioCantinas”, pertencente ao programa europeu URBACT. Este projeto visa transferir, ao longo de 2 anos, as boas práticas do município francês de Mouans-Sartoux (líder de projeto) no que toca às refeições escolares com 100% dos alimentos de origem biológica. Pays des Condruses (Bélgica), Rosignano Marittimo (Itália), Trikala (Grécia), Troyan (Bulgária) e Vaslui (Roménia) completam os sete parceiros do projeto.

As boas práticas, baseadas na confeção e distribuição local das refeições biológicas, têm ainda em conta os produtos locais no que toca ao produtos frescos - tendo, o município francês uma exploração municipal com a capacidade de produzir cerca de 85% das necessidades de produtos hortícolas -, bem como várias medidas promotoras da educação alimentar saudável e sustentável para a comunidade escolar, destacando-se, por exemplo, a separação do desperdício alimentar após a refeição, como forma de promover a sua drástica diminuição. 

Neste âmbito, decorreu em Torres Vedras, de 19 a 21 de março, o 2º encontro transnacional, subordinado ao tema “Oferta e Procura de Produtos Biológicos”. Cada encontro transnacional reuniu os vários parceiros do projeto, incidindo em um dos oito módulos do projeto: 1 - Exploração Municipal; 2- Micro-Boas Práticas na Cozinha, 3 - Oferta e Procura de Produtos Biológicos, 4 - Governança Alimentar, 5 - Soberania Alimentar, 6 - Divulgação e Abertura ao Diálogo, 7 - Contratação Pública; 8 - Educação Alimentar. 

Em março de 2019, foi iniciada a introdução de alimentos frescos (hortícolas e fruta) de origem biológica, à escala piloto, ao nível das cozinhas municipais que confecionam as refeições escolares da freguesia da Cidade. O objetivo do Município é proporcionar a todas as escolas do Concelho a oferta deste tipo de produtos, estando a avaliar as várias possibilidades no território. Neste sentido, uma das ações consiste na constituição duma parceria com o Centro de Formação da A.P.E.C.I. em Runa que, sendo detentor duma exploração agrícola certificada, poderá ficar apto a fornecer certos produtos a algumas das instituições privadas de solidariedade social parceiras do Município, responsáveis pela confeção e distribuição das refeições escolares nas freguesias adjacentes à Cidade.

A adesão do Município de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, implementado desde 2014.


O URBACT é um programa financiado pelo European Regional Development Fund (ERDF), que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências. Todas as redes de transferência deste programa são compostas por um líder do projeto, responsável por transferir um modelo de boas práticas aos parceiros.

         

voltar ao topo ↑