Livro “A Cidade das Bicicletas” foi apresentado em Torres Vedras

25.09.2019

O livro A Cidade das Bicicletas - Gramática para o desenho de cidades cicláveis foi apresentado no passado dia 23 de setembro, no Centro de Educação Ambiental, em Torres Vedras. A apresentação da obra de Paula Teles esteve a cargo de Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal, numa sessão que contou com a presença da autora e de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Esta obra é um guia para o planeamento geral da mobilidade numa cidade e da respetiva rede ciclável, focando-se nas tipologias de percursos cicláveis e respetivos apontamentos de dimensionamento e recomendações para o seu mais adequado desenho no terreno.

Para Paula Teles a “mobilidade urbana é um pilar estruturante na obtenção da qualidade de vida”, daí ter dedicado grande parte da sua vida profissional a esta área, trabalhando com entidades públicas e privadas. Formada em Engenheira Civil, é ainda autora e coautora de um vasto conjunto de publicações das quais se destaca Os territórios (sociais) da Mobilidade (2005), Cidades de Desejo entre Desenhos de Cidades - Boas Práticas de Desenho Urbano e Design Inclusivo (2009) e A Cidade das (i)Mobilidades - Manual Técnico de Acessibilidade e Mobilidade para Todos (2014).

A apresentação integrou a programação da Semana Europeia da Mobilidade, que foi assinalada pelo Município através da promoção de atividades que envolveram a população em torno dos modos de deslocação mais sustentáveis e seguros.

Última atualização: 25.09.2019 - 14:29 horas