“Valorizar o litoral de Torres Vedras” vai dinamizar costa torriense

16.10.2019

Fotografia que mostra a Praia de Santa Helena, vendo-se o espaço de concessão, o areal, o Penedo do Guincho e o mar.

“Valorizar o litoral de Torres Vedras” é o programa da Câmara Municipal de Torres Vedras que irá trabalhar a gestão dos apoios de praia do Concelho. O programa visa a valorização e a qualificação do litoral de Torres Vedras enquanto destino turístico. Esta terça-feira, o Executivo Municipal aprovou a constituição de uma equipa que irá estudar qual o melhor modelo de concessão e os procedimentos a adotar, assim como os critérios de avaliação a implementar.

Atualmente, as praias de Mexilhoeira, Vigia, Mirante, Formosa, Foz do Sizandro e Santa Cruz Centro contam com concessões por atribuir. Em Santa Cruz Centro encontram-se duas dessas concessões (antigos restaurantes Max e Chez Bernard), que já possuem projeto base para um edifício único.

Existem, ainda, outras concessões, cujos títulos terão de ser verificados e sujeitas a adaptações.

Os procedimentos deverão ser lançados no início do próximo ano, de forma a que o concelho de Torres Vedras esteja completamente adaptado ao Programa da Orla Costeira de Alcobaça-Cabo Espichel (POC-ACE) na época balnear de 2021, com todos os equipamentos com funções de apoio de praia em funcionamento. O objetivo passa por valorizar a oferta nas praias do Concelho e potenciar o apoio a todos os que visitam a costa torriense.

Sublinhe-se que a gestão do litoral está entre as competências que passaram do âmbito da Administração Central para as autarquias locais.

Publicado: 16.10.2019 - 18:21 horas